Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Eleições 13/01/2022

Página do TSE reúne informações sobre as Eleições 2022

Seção “Eleições 2022” traz as resoluções sobre as regras do pleito e diversos dados de interesse público

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Página do TSE reúne informações sobre as Eleições 2022

Faltando menos de 10 meses para as Eleições de 2022, quando eleitoras e eleitores votarão para a Presidência da República, governador de estado, Senado, e para os cargos de deputado federal, estadual ou distrital, prosseguem na Justiça Eleitoral os preparativos para a garantia de um pleito tranquilo e seguro. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. Em caso de segundo turno, este ocorrerá no dia 30 de outubro.

As informações sobre as Eleições de 2022 já estão sendo disponibilizadas no Portal do TSE em uma página totalmente dedicada ao pleito, seguindo as datas previstas no Calendário Eleitoral para este ano.

O acesso aos dados das eleições de outubro é muito fácil: basta ir no topo da página do Portal do TSE, acessar o menu “Eleitor e Eleições” e, na coluna à direita, clicar em “Eleições, plebiscitos e referendos”. Em seguida, é só clicar em “Eleições 2022” para abrir as informações desejadas.

Informações diversas que abrangem vários temas

A seção “Eleições 2022” oferece acesso ao Portal da Justiça Eleitoral, com links para as campanhas de informação, informações sobre a urna eletrônica, o alistamento de jovens de 16 a 17 anos, a página Fato ou Boato e informações sobre o Título Eleitoral, o TPS 2021 e, ainda, como se alistar na condição de mesário voluntário, entre outros temas.

Na página das Eleições de 2022 também existe um link que dá acesso a uma série de estatísticas interessantes sobre o pleito deste ano. Informações sobre as candidaturas, eleitorado, processos relacionados ao registro de candidaturas, entre outras, estarão disponíveis na página na medida em que forem sendo coletadas. A seção também oferece acesso à página do mesário, com todas as informações necessárias para a pessoa se inscrever como voluntária para trabalhar nos dois turnos das eleições.

Página oferece acesso a todas as resoluções sobre o pleito

Todas as resoluções que vão vigorar para as Eleições de 2022, que foram aprovadas pelo Plenário do TSE em dezembro passado, estão disponíveis por assunto em um dos links da página. Ali estão as regras sobre a escolha e registro de candidaturas, pesquisas eleitorais, propaganda eleitoral, o rito das eleições, prestação de contas, entre outros assuntos. A página também traz o Calendário Eleitoral, com os eventos do pleito deste ano dispostos mês a mês.

Há, ainda, uma página de perguntas frequentes sobre as eleições, com informações sobre os documentos e exigências para votar, acesso à consulta do número do título, situação eleitoral e demais serviços.

Candidaturas, denúncias e segurança

Na seção Eleições 2022 serão disponibilizadas informações de interesse das candidatas e candidatos, partidos, coligações e federações partidárias. Informações tais como a lista de gestores públicos com contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e o acesso ao Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCandContas).

Uma pessoa poderá, ainda, fazer denúncias sobre disparos em massa de mensagens no WhatsApp, acessar a página Fato ou Boato, consultar o local de votação e obter informações sobre a segurança do processo eleitoral. Também existe um link para baixar o aplicativo Boletim na Mão e a divulgação dos resultados das eleições. Por fim, há um simulador de votação para que a eleitora ou eleitor se familiarize com o manuseio da urna eletrônica. (Com assessoria)