O ex-prefeito e comunicador Jocelito Canto anunciou nesta segunda-feira (10) a saída do Partido Social Cristão (PSC). Depois de ficar inelegível por anos por improbidade administrativa, Jocelito ensaia uma volta à política como candidato a deputado federal, depois de ser liberado pela Justiça.
Mesmo fora da política por força judicial, Jocelito demonstrou ter preservado um percentual do eleitorado ponta-grossense. Ele elegeu as duas filhas, uma deputada estadual, Mabel Canto (PSC), e outra vereadora, Jocemeuri Canto (PSC).
Agora, teria confidenciado a pessoas próximas que é sua chance de voltar por cima à vida pública, buscando alcançar o que poucos homens públicos do município conseguiram: uma cadeira no Congresso Nacional.
Para isso, é cotado para se filiar no Podemos, do senador Álvaro Dias e do pré-candidato à Presidência, Sergio Moro. O convite aconteceu e o fato de o partido contar com um provável puxador de votos na legenda para federal, o ex-procurador da República Deltan Dallagnol, agrada Jocelito.
Para ser candidato, porém, Jocelito terá que quebrar um acordo político com o deputado federal Aliel Machado (PSB), com quem mantém relação estreita desde os tempos de criança de Aliel, quando este frequentava a Garagem da Esperança.
Ocorre que, na eleição municipal de 2020, Aliel abriu mão de uma nova candidatura à Prefeitura, quando aparecia nas primeiras posições nas pesquisas de opinião, e direcionou todo o seu grupo partidário para apoiar Mabel Canto, indicando, inclusive, o candidato a vice, Pietro Arnaud, atual chefe de gabinete da deputada, e colocando profissionais para viabilizar a estrutura da campanha. Em troca, Aliel recebeu a garantia de que Jocelito e família o apoiariam na busca pelo terceiro mandato nas eleições deste ano.
Agora, com a predisposição de Jocelito em disputar os mesmos votos com Aliel em Ponta Grossa e região, o atual deputado já declarou em entrevistas recentes que será uma traição.
“Não é apenas quebra de acordo, mas falta de palavra. Quebra de acordo é algo que na política alguns dizem que é natural, que é a traição, mas eu não considero natural. A palavra de uma pessoa pra mim vale muito. Eu espero que o Jocelito Canto cumpra sua palavra, pois eu confio na palavra dele”, disse Aliel em entrevista à jornalista Mareli Martins, na Rádio Clube, no final de dezembro.
Como na política tudo é possível, as Eleições 2022 podem marcar o rompimento Jocelito\Aliel, dois nomes fortes da ala da esquerda em Ponta Grossa.