Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Política 22/11/2021

Plauto faz homenagem para neurologista, destaque internacional, que atua em PG

Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou a Moção de Aplausos e Votos de Congratulações ao médico neurologista Carlos Henrique Ferreira Camargo

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Plauto faz homenagem para neurologista, destaque internacional, que atua em PG

Reconhecer os talentos da nossa terra que levam o nome de Ponta Grossa e região para o mundo também é uma atividade parlamentar. Por isso, a partir de uma proposta do deputado Plauto Miró Guimarães Filho, a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou a Moção de Aplausos e Votos de Congratulações ao médico neurologista Carlos Henrique Ferreira Camargo. Ele foi admitido na condição de fellow na American Academy of Neurology (FAAN), em virtude da atuação profissional e de estudos e pesquisas em sua especialidade.

Além de importantes cargos que ocupou na saúde pública em Ponta Grossa, o médico é uma referência em tratamentos de Alzheimer, distúrbios de movimento, como Parkinson, e dificuldades de aprendizado.

Carlos Henrique atua em Ponta Grossa desde 2002. É formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cursou residência médica no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) complementando sua formação com estágio no Setor de Distúrbios do Movimento do mesmo hospital (Clinical Fellowship).

É mestre e doutor, títulos que conquistou a partir de pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna da UFPR. Atualmente, é professor neste mesmo programa, dando aulas e atuando como orientador de pesquisas de mestrado e doutorado.

O médico foi o primeiro diretor clínico do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG), além de diretor acadêmico e chefe do Serviço de Neurologia da unidade. Coordenou a aprovação dos primeiros programas de residência médica tanto do Hospital Bom Jesus quanto do HU-UEPG.

Como professor adjunto do departamento de medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa, entre 2010 e 2016, participou da implantação do Curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

“É um privilégio conceder essa homenagem a um profissional que tanto faz pela ciência e pela formação de novos médicos”, comenta Plauto. O certificado da moção foi entregue ao médico na manhã desta segunda-feira (22), na Assembleia, pelo deputado e pelo presidente da Casa, Ademar Traiano.

“É uma grande honra receber esta homenagem da ALEP. Representa um reconhecimento dos representantes políticos pela medicina, pela educação e pela ciência. É muito importante saber que nossos deputados dão valor aos profissionais que levam a pesquisa e o trabalho realizado em nosso estado para outros países. Agradeço em nome dos muitos médicos que fazem um trabalho de qualidade de atendimento, ensino e pesquisa no Paraná”, declara Carlos Henrique.

O médico tem pesquisas publicadas em alguns dos mais importantes periódicos científicos do mundo e é palestrante em congressos nacionais e internacionais. Atualmente, atende na Clínica Inovare, em Ponta Grossa, e na Clínica de Otorrino-Oftalmologia e no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, além de realizar plantões na UTI do Hospital Unimed de Ponta Grossa.

O neurologista também é membro da Academia Brasileira de Neurologia, da Sociedade Brasileira de Investigação Neurológica, da Sociedade Paranaense de Ciências Neurológicas e da Sociedade Internacional de Doença de Parkinson e Transtornos do Movimento. (Com assessoria)