Fechar
Sábado, 27 de abril de 2024
Sábado, 27 de abril de 2024
Ponta Grossa 16/06/2021

Campanha busca conscientização dos direitos dos idosos

Garantir a qualidade de vida das pessoas idosas e combater qualquer tipo de violência contra os idosos são temas da campanha "Sensibiliza Campos Gerais"

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Campanha busca conscientização dos direitos dos idosos

Na última terça-feira (15) foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a  Pessoa Idosa. Em Ponta Grossa e na região, uma camanha, a Sensibiliza Campos Gerais, está buscando suscitar o debate do tema em meio à sociedade, de modo a garantir a qualidade de vida das pessoas idosas e combater qualquer tipo de violência contra os idosos. A campanha faz parte do chamado Junho Violeta.

Nesta quarta-feira (16), o assunto foi abordado durante a sessão da Câmara Municipal, pela professora  Maria Iolanda de Oliveira, do Departamento de Serviço Social da UEPG e coordenadora do Núcleo de Assistência Social, Jurídica e de Estudos sobre a pessoa Idosa (NASJEPI) da UEPG.

A professora destacou que todas as pessoas são "envenhecentes", ou seja, "desde que nascemos entramos em processo de envelhecimento", e que as entidades e agentes públicos precisam dar a atenção necessária aos direitos da pessoa idosa, de forma a assegurar o respeito aos seus direitos constitucionais, seja na área do lazer, cultura, religiosidade, bens materiais, etc.

Um material com reivindicações e demandas da pessoa idosa em Ponta Grossa foi entregue aos 19 vereadores, que se comprometeram em analisar e dar andamento para que sejam atendidas.

A campanha conta ainda com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e pelo Escritório Regional de Ponta Grossa da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF).