Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Política 13/04/2021

Testemunhas indicadas por Valtão não comparecem na CPP

As oitivas agendadas para hoje (13) seriam com as testemunhas indicadas pelo vereador que estão em prisão domiciliar, também em decorrência da Operação do Gaeco

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Testemunhas indicadas por Valtão não comparecem na CPP

Nenhuma das testemunhas indicadas pela defesa do vereador Valtão (PRTB) compareceu para depor nesta terça-feira (13) na Comissão Parlamentar Processante (CPP). De um total de 10 testemunhas e 3 informantes, seriam ouvidos hoje aquelas que a exemplo do vereador também estão em prisão domiciliar.

Todas foram alvo da Operação Saturno do Gaeco, em dezembro de 2020. São elas os empresários da empresa Cidatec: Alberto Abujamra Neto, Antônio Carlos Domingues de Sá e Celso Ricardo Madrid Finck, além do empresário e comunicador João Carlos Barbiero.

No processo que tramita na Vara Criminal, os empresários são acusados de pagarem propina a Valtão, por intermédio de Barbiero, com o intuito de serem beneficiados no relatório final da CPI que investigou o contrato da Cidatec para confecção e operacionalização do EstaR Digital em Ponta Grossa.

Segundo nota enviada à imprensa pela assessoria da Câmara, a CPP está avaliando o procedimento a ser tomado em relação ao não comparecimento das testemunhas. Caberia à defesa de Valtão garantir a ida delas para depor. Foi colocado à disposição pela CPP um link para que as testemunhas pudessem prestar esclarecimentos de forma remota. Porém, isso também não foi possível.

O Departamento Jurídico da Câmara deve ser acionado pelo presidente da CPP, vereador Filipe Chociai (PV), para que se manifeste sobre o procedimento a ser adotado.

Estão agendadas para a próxima terça-feira (20) as oitivas das demais testemunhas arroladas pela defesa e mais os informantes. As testemunhas indicadas pelo PRTB municipal, autor do pedido de cassação por quebra de decoro, foram ouvidas na terça-feira (6) passada.

Depois de ouvidas as testemunhas, o relator da CPP, Izaías Salustiano (PSB), deve apresentar o relatório final, juntamente com o presidente Filipe Chociai e o membro Léo Farmacêutico (PV). Caberá ao plenário da Câmara decidir pela cassação ou não de Valtão. O vereador está em licença não remunerada do cargo.