Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Destaques 02/04/2021

Casos de Covid-19 têm queda de 51,2% na média móvel de 14 dias, aponta Prefeitura

Restrições de circulação e funcionamento de atividades comerciais colaboraram para redução no número de casos registrados durante o período

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Casos de Covid-19 têm queda de 51,2% na média móvel de 14 dias, aponta Prefeitura

Pelo período de 11 dias, o município de Ponta Grossa esteve sob vigência das restrições de circulação e funcionamento de atividades comerciais estabelecidas pelo decreto nº 18.765/2021, como estratégia de enfrentamento à evolução de casos e óbitos por covid-19 na cidade.

O resultado já pode ser evidenciado pela média móvel de casos, que registrou queda de 51,2% no comparativo de 14 dias. A média móvel é dado que permite entender a situação de momento da evolução, estabilização ou queda de contaminações.

“Houve uma redução importante nos casos, esperávamos alcançar uma queda maior, mas estes números já são positivos para o cenário geral. Mesmo com este registro permitindo a flexibilização de alguns serviços, reforçamos a responsabilidade de cada um na manutenção dos cuidados, com o distanciamento social, o isolamento quando possível, e o uso frequente da máscara. A queda neste indicador é importante, mas não podemos esquecer que ele varia de acordo com o comportamento da população”, reforça o presidente da Fundação de Saúde, Rodrigo Manjabosco.

Para o cálculo, foi considerado o número de casos novos do dia 18 de março, primeiro dia de vigência do decreto restritivo, até o dia 31 de março, completando o ciclo de 14 dias. Neste período, a média móvel passou de 339,43 para 165,57.

“Sabemos que o período de restrição não é fácil para diversos segmentos, mas o reflexo positivo nos indicadores da covid-19 em nosso município confirmam que era uma medida necessária para enfrentamento da pandemia e redução na transmissão do vírus. Esperamos que a população continue tomando todos os cuidados necessários nesse período, para mantermos esses indicadores em queda”, avalia a prefeita, Elizabeth Schmidt. (Con assessoria)