Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Destaques 12/01/2021

DER/PR publica novo edital para estudos da Ponte de Guaratuba

Licitação vai contratar a elaboração de estudos ambientais e estudos preliminares de engenharia necessários para executar a obra. Investimento é de R$ 4,8 milhões

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
DER/PR publica novo edital para estudos da Ponte de Guaratuba

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou edital para contratar a elaboração dos estudos ambientais e estudos preliminares de engenharia da implantação da Ponte de Guaratuba e seus acessos. O investimento previsto é de R$ 4,8 milhões.

“Essa é uma das obras mais importantes para o litoral paranaense e uma absoluta prioridade para o governador. No ano passado fizemos uma seleção de empresas para participar desse novo edital e, para se ter uma ideia da seriedade da iniciativa, temos não apenas empresas brasileiras interessadas, como também da Espanha, da França e do Japão” afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

“Essa é uma demonstração clara do quanto estamos empenhados nessa iniciativa, e da confiança que as empresas do setor têm na realização da obra, aguardada há tantas décadas por moradores, turistas, caminhoneiros, pedestres, por todo mundo que mora ou frequenta nosso Litoral”, destacou o secretário.

O edital está incluído no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os consórcios de empresas participantes têm até 08 de fevereiro para entregar suas propostas. A abertura dos envelopes será no dia 09 de fevereiro, às 14 horas, no auditório do 1º andar da sede do DER/PR em Curitiba, com transmissão ao vivo pela internet. A licitação acontece na modalidade Seleção Baseada na Qualidade e Custo (SBQC), em que a vencedora será selecionada de acordo com as melhores propostas técnicas e de preço, seguindo os critérios estabelecidos no edital.

Ambiental

O edital prevê a elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e de estudos preliminares de engenharia, utilizando como base o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ponte de Guaratuba, já concluído e aprovado pelo DER/PR.

“Esse novo edital vai se basear nas três melhores alternativas apontadas pelo EVTEA, validando ou propondo alterações que garantam a melhor solução para essa obra, do ponto de vista ambiental e técnico.” explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti. “Com o EIA/RIMA e os estudos preliminares em mãos, devemos licitar a elaboração dos projetos de engenharia e a execução da obra em si”.

O prazo previsto para execução dos estudos ambientais e estudos preliminares de engenharia é de 420 dias corridos, contados a partir da emissão da Ordem de Serviços. Os resultados do EIA/RIMA serão apresentados em audiência pública após sua conclusão.

Ferry-boat

O DER/PR está licitando a nova concessão para explorar a infraestrutura e o transporte aquaviário de veículos e passageiros na travessia da Baía de Guaratuba, serviço conhecido como o ferry-boat de Guaratuba, que continuará atendendo a população enquanto a ponte não é concluída. O processo está na etapa de análise de recursos e contrarrazões. (Com assessoria)