Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Política 29/12/2020

Câmara: Inscrita chapa para disputa da Mesa Executiva com Milla presidente e Filipe Chociai vice

Foi inscrita na segunda-feira (28) chapa que vai concorrer aos cargos de administração do Legislativo Municipal. Grupo conta com o apoio de 12 parlamentares, número suficiente para vencer a eleição

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Câmara: Inscrita chapa para disputa da Mesa Executiva com Milla presidente e Filipe Chociai vice

A chapa com o maior número de apoiadores para a disputa pela Mesa Executiva da Câmara de Ponta Grossa, biênio 2021-2022, fez a inscrição na segunda-feira (28). O grupo conta com o apoio de 12 dos 19 parlamentares que vão compor a próxima legislatura (2021-2024).

Ficaram definidos para integrar a Mesa os seguintes vereadores: Daniel Milla (PSD) para presidente; Filipe Chociai (PV) para vice-presidente; Dr. Erick Camargo (PSDB) para primeiro-secretário; Pastor Ezequiel Bueno (Avante) para segundo-secretário; e Dr. Zeca Raad (PSL) para terceiro-secretário.

Ainda compõem o grupo os parlamentares: Paulo Balansin (PSD), Divo (PSD), Leo Farmacêutico (PV), Felipe Passos (PSDB), Missionária Adriana (SD), Jairton da Farmácia (DEM) e Leandro Bianco (Republicanos).

A eleição acontece no próximo dia 1º de janeiro, no plenário da Câmara, após a posse dos eleitos, marcada para as 15 horas no Cine Teatro Ópera. Com 12 dos 10 parlamentares necessários para vencer o pleito, Daniel Milla deve assumir o segundo mandato consecutivo como presidente do Poder Legislativo.

Durante o primeiro mandato, Milla priorizou a informatização da Casa, com a implantação do painel e dos computadores para a votação eletrônica, além de fazer uma mini-reforma, com a revitalização do subsolo, a pintura do prédio e o reforço na iluminação do estacionamento.

Na parte política, Milla foi aliado do prefeito Marcelo Rangel (PSDB), mas mantendo a autonomia e a independência entre os poderes. Mesmo na base de apoio do Governo, não dificultou a instalação de nenhuma comissão investigatória propostas pelos parlamentares. Agora, deve manter relação semelhante com a futura prefeita Elizabeth Schmidt (PSD).

Comissões internas

Do grupo liderado por Milla também deve sair os presidentes das duas principais comissões internas da Câmara: Legislação, Justiça e Redação, e Finanças, Orçamento e Fiscalização. Desse grupo também sairá o próximo líder do Governo Elizabeth Schmidt. Salvo uma alteração ou outra de nomes, esse grupo também tende a ser a base de sustentação da próxima prefeita no Legislativo.

O prazo para a inscrição de nomes para a disputa da Mesa Executivo vai até a meia noite desta terça-feira. Mesmo com um número menor do que o necessário para vencer a eleição, o grupo de vereadores que não integra a chapa inscrita na segunda-feira, tende a apresentar uma chapa para a disputa.