Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Eleições 18/11/2020

Campanha #EuVouVotar busca conscientizar eleitores para diminuir abstenções em PG

55.147 pessoas deixaram de votar no primeiro turno em Ponta Grossa. Aumento foi de 34.436 eleitores em relação a 2016. Campanha visa conscientizar eleitor da importância do voto: mais que um direito, uma conquista!

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Campanha #EuVouVotar busca conscientizar eleitores para diminuir abstenções em PG

Ponta Grossa conta com 239.611 eleitores aptos a votar nas Eleições Municipais 2020. Porém, no primeiro turno, o montante de eleitores que não foi votar chegou a 23,02%. Em números reais esse percentual representa um total de 55.147 pessoas que deixaram de comparecer às urnas no último domingo (15).

Na comparação com as eleições municipais de 2016, o aumento é significativo. Naquela oportunidade, 9,30% do eleitorado deixou de comparecer para votar, representando 20.711 eleitores. O aumento foi de 34.436 eleitores, que simplesmente deixaram de votar neste ano.

Vários fatores podem ter influenciado na decisão de mais eleitores não irem às urnas. A pandemia do novo coronavírus é um deles, assim como o valor baixo da multa a ser paga para quem não votar e a facilidade em justificar a ausência via aplicativo, aliado ainda ao desinteresse por parte da população com a política. Em relação à pandemia, a Justiça Eleitoral tomou os cuidados sanitários necessários para impedir a contaminação o primeiro turno e irá continuar com as medidas no segundo turno.

Entretanto, a ausência de boa parte do eleitorado é um fator de risco ao sistema democrático. É preciso lembrar ainda que o direito ao voto foi conquistado com muita luta. Se hoje o povo pode escolher seus governantes através do voto é porque muita gente brigou por isso no passado. Dessa forma, deixar de votar é abdicar a um dos principais direitos constitucionais do brasileiro. É preciso defender esse direito, e não deixar de exercê-lo.

Na eleição é um dos poucos momentos que o peso de cada cidadão é um só. Não importa se a pessoa é rica ou pobre, negra ou branca, direita ou esquerda, cada voto tem o mesmo valor. E num momento político em que alguns chegam até a defender a volta de sistemas autoritários e ditadoriais, é imprescindível exercer o direito ao voto. A eleição é a festa da Democracia e precisa continuar sendo.

É diante deste cenário que o Blogdodoc.com lança a campanha #EuVouVotar no segundo turno da campanha eleitoral em Ponta Grossa. Afinal, mais do que um direito, é uma conquista de todos os brasileiros.

Se você apoia essa ideia, compartilhe com seus amigos, nos grupos de WhatsApp e nas redes sociais. Quanto mais pessoas e meios de comunicação aderirem, melhor na busca por sensibilizar quem não foi votar a reconsiderar esse posicionamento para a eleição no segundo turno em Ponta Grossa.

Ponta Grossa é a única cidade com segundo turno no Paraná, onde existe a chance de diminuir o número de abstenções ainda nestas eleições. Porém, nas principais cidades do Estado, onde o pleito acabou no primeiro turno, a quantidade de eleitores que não exerceram o direito ao voto também é preocupante. 

Em Curitiba as abstenções somaram 30,18%. Em Maringá esse percentual chegou a 30,03%, seguido de Londrina com 25,87% e Cascavel com 24,37%.

No próximo dia 29 de novembro, não deixe ir de votar!