Fechar
Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
Eleições 16/11/2020

Ponta Grossa tem renovação de 57% com mais mulheres na Câmara

Apenas 8 vereadores se reelegeram. Próxima legislatura passará a contar com três mulheres na Câmara de Ponta Grossa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Ponta Grossa tem renovação de 57% com mais mulheres na Câmara

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) terá uma legislatura com renovação de 57%. Neste domingo (15), dos 19 vereadores (as) eleitos (as), 11 deles cumprirão o primeiro mandato (a) na Câmara ou retornam ao Legislativo após um período afastado da Casa de Leis, enquanto apenas oito conseguiram se reeleger. 

O vereador mais votado foi novamente Doutor Zeca (PSL) com 4.816 votos. Em seguida aparece Geraldo Stocco (PSB) com 4.251 votos - ambos conseguiram se reeleger. Zeca é um parlamentar experiente e já foi vice-prefeito, enquanto Stocco mais do que dobrou a votação obtida em 2016, quando se elegeu para o primeiro mandato. O terceiro lugar na votação é ocupada por uma novata: Joce Canto (PSC), filha de Jocelito Canto e irmã de Mabel Canto (PSC), que disputa a Prefeitura no segundo turno.

Outro parlamentar que conseguiu a reeleição foi Pastor Ezequiel (Avante) com 3.259 votos, seguido de Dr Erick (PSDB) com 2.912 votos. O PSDB ainda elegeu Felipe Passos com 2.546 votos - o tucano teve uma queda expressiva de votos na comparação com as eleições de 2018, quando foi candidato a deputado federal, e em 2016, quando foi o segundo parlamentar mais votado para vereador. 

Paulo Balansin e Divo (ambos do PSD) conquistaram 2.299 votos e 2.150 votos, respectivamente, e foram reeleitos. Em seguida, aparece o pastor Leandro Bianco (Republicanos) com 2.115 votos. Daniel Milla (PSD) conquistou a reeleição ao viabilizar um terceiro mandato com 2.087 votos. Quem retorna ao Legislativo é Julio Küller (MDB) com 1.869 votos. A família Pimentel volta ao Legislativo, agora com Ede Pimentel (PSB), filho do ex-vereador Delmar Pimentel, com 1.862 votos. 

Izaías Salustiano (PSB) conquistou 1.745 votos, viabilizando uma eleição para a Câmara. O Legislativo ainda é composto por Leo Farmacêutico e Filipe Chociai, ambos do PV e ambos se elegeram com 1.533 votos.

Jairton da Farmácia (DEM) foi o único eleito do partido com 1.513 votos. Fecham o Legislativo as vereadoras Missionária Adriane Jamier (SD) com 1.476 votos e Josi Mais Coletivo (PSOL) com 1.294 votos. Por fim, Walter José de Souza, o Valtão (PROS), fecha a lista de eleitos com 1.043 votos e a conquista de mais um mandato na Câmara. (As informações são do Portal aRede)

 

Novatos ou retornam após tempo fora:

Joce Canto (PSC)

Dr. Erick (PSDB)

Leandro Bianco (Republicanos)

Julio Kuller (MDB)

Ede Pimentel (PSB)

Izaías Salustiano (PSB)

Leo Farmacêutico (PV)

Filipe Chociai (PV)

Jairton da Farmácia (DEM)

Missionária Adriana Jamier (SD)

Josi Mais Coletivo (PSOL)

 

Reeleitos

Dr. Zeca (PSL)

Geraldo Stocco (PSB)

Pastor Ezequiel (Avante)

Felipe Passos (PSDB)

Paulo Balansin (PSD)

Divo (PSD)

Daniel Milla (PSD)

Valtão (PRTB)