Os cinco candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa se enfrentaram pela última vez neste primeiro turno na noite de quinta-feira (12) no debate realizado pelo Portal aRede, Jornal da Manhã e Blogdodoc.com no auditório da UniCesumar. Transmitido pelas redes sociais e com a autorização de entrada de público de apenas 30% da capacidade máxima do local, atendendo às medidas necessárias por causa da pandemia de covid-19, o evento foi um sucesso de público e crítica.
Participaram do último encontro antes do primeiro turno das eleições os candidatos Mabel Canto (PSC), Márcio Pauliki (SOLIDARIEDADE), Professor Edson (PT), Professora Elizabeth (PSB) e Professor Gadini (PSOL).
Somente na página do portal aRede no Facebook, a transmissão ao vivo do debate alcançou mais de 40 mil usuários, mostrando-se uma importante ferramenta para auxiliar o eleitor indeciso a encontrar o candidato que apresenta as propostas mais condizentes com o que considera o melhor para a cidade.
Foram mais de 20 mil seguidores acompanhando todos os embates ao vivo entre prefeituráveis, o que também gerou grande interação do público: a publicação recebeu quase 21 mil comentários, entre apoiadores de determinados candidatos e internautas avaliando o desempenho de cada participante.
A iniciativa dos debates é inovadora e foi iniciada ainda em agosto quando nove pré-candidatos à Prefeitura participaram do debate. A realização dos encontros foi idealizada como forma de dar oportunidade dos políticos pudessem apresentar suas propostas ao eleitorado e também oferecer ao eleitor uma opção para avaliar os planos de cada prefeiturável.
A mediação do debate, mais uma vez, ficou com o jornalista Eduardo Farias, que já conduziu os outros quatro encontros com pré-candidatos, prefeituráveis e postulantes a vice-prefeito entre agosto e novembro. A análise de direito de resposta foi comandada pelos advogados Jefferson Wegermann de Matos e Thiago Maciel Ribas do escritório João Paulo Nascimento & Associados.
O Portal aRede e o JM exercem, portanto, seu dever cívico enquanto veículos de comunicação ao proporcionar ao eleitor a oportunidade de analisar cada candidato a comandar o Executivo nos próximos quatro anos.
O objetivo das empresas é garantir que o ponta-grossense tenha amplas condições de avaliar qual candidato tem as melhores propostas e o plano de governo mais adequado para que, no próximo domingo (15), exerça seu dever de votar consciente pensando no melhor para a cidade. (As informações são do Portal aRede)
Assista: