Fechar
Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
Eleições 09/11/2020

PPM registra pesquisa no TRE-PR para divulgar na véspera das eleições em PG

Ponta Grossa poderá ter a divulgação de uma pesquisa de intenção de voto para Prefeitura na véspera das Eleições 2020. O instituto Pesquisa Planejamento Marketing (PPM), de Curitiba, registrou o levantamento

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
PPM registra pesquisa no TRE-PR para divulgar na véspera das eleições em PG

Ponta Grossa poderá ter a divulgação de uma pesquisa de intenção de voto para Prefeitura na véspera das Eleições Municipais 2020, no sábado (14), último dia do prazo permitido por lei. O instituto Pesquisa Planejamento Marketing (PPM), de Curitiba, registrou o levantamento, no último domingo (08), no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

O estudo começou a ser realizado no domingo (08) e vai até a próxima quinta-feira (12), com a divulgação prevista para o sábado (14), um dia antes da ida às urnas, no domingo, dia 15 de novembro.

Serão entrevistados 400 eleitores na amostragem a um custo de R$ 7 mil, bancado pelo próprio instituto, segundo as informações registradas no TRE-PR sob o número PR-02883/2020. O responsável técnico pela pesquisa é Augusto da Silva Nunes.

Assim, a reta final das eleições no primeiro turno pode ter duas pesquisas divulgadas. Além do estudo da PPM, também está registrada no TRE-PR uma pesquisa do instituto Real Time Big Data, de São Paulo. (clique AQUI e saiba mais)

Confira abaixo as informações contidas no registro da pesquisa PPM no TRE-PR:

Metodologia de pesquisa:

Pesquisa quantitativa que consiste na realização de entrevistas pessoais, individuais e domiciliares, com aplicação de questionários estruturados e padronizados, através de questionamentos espontâneos e estimulados.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:

PÚBLICO A SER PESQUISADO: O universo da pesquisa é composto por eleitores de Ponta Grossa, com idade a partir de 16 anos. Serão realizadas 400 entrevistas, o que permite um erro amostral máximo de 4,9% e nível de confiança de 95%. Distribuição e ponderação da amostra pelo perfil dos entrevistados de acordo com cotas de sexo, idade, escolaridade e renda mensal familiar. Informações obtidas no TSE (Setembro 2020): https://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais IBGE (2010) https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/ponta-grossa/pesquisa/23/22787 E Bairros pesquisados segundo Base de Dados da Prefeitura de Ponta Grossa no link: http://geoweb.pontagrossa.pr.gov.br/

Sexo :Masculino (48,6%), Feminino (51,4%). Idade:16 a 17 (1%), 18 a 20 anos (4%), 21 a 24 anos (9%), 25 a 34 anos (22%), 35 a 44 anos (21%), 45 a 59 anos (25%), 60 a 69 anos (12%), 70 a 79 anos (5%) e mais de 70 anos (1%).Total = 100% Escolaridade: Analfabeto (1%), /Lê e Escreve ¿ (2%); Fundamental Completo (9%), Fundamental Incompleto - (23%); Ensino Médico Completo (30%), Ensino Médio Incompleto ¿ (12%); Superior Completo (15%) e Ensino Superior Incompleto ¿ (8%). Total: 100%.

Renda: Sem Rendimentos (2%); Até 01 S/M (8%); De 01 a 02 S/M ¿ (19%); De 02 a 05 S/M, (40%); De de 05 a 10 S/M, (20%); 10 a 20 S/M, (8%); Mais de 20 S/M ¿ (3%). Total = 100 Está prevista eventual ponderação para correção das variáveis sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado com base nos percentuais anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças superiores a 3 pontos percentuais entre o previsto na amostra e a coleta de dados realizada. Para as variáveis acima, o fator previsto para ponderação é 1 (resultados obtidos em campo)

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:

Para a realização da pesquisa serão utilizadas equipes de 13 entrevistadores e 2 (dois) coordenadores . Os coordenadores de campo são responsáveis pelo cumprimento do roteiro estabelecido na amostragem, definindo, aos entrevistadores, o local exato das entrevistas, fiscalizando e checando todo trabalho de coleta dos dados. Todos os entrevistadores são cuidadosamente treinados para cada levantamento específico, o que garante a confiabilidade dos resultados. O sistema de controle e fiscalização da coleta de dados, será efetuado por profissionais com experiência na análise de preenchimento de questionários. O controle de coleta dos dados no campo será realizado por supervisores que irão selecionar, ao acaso, 15% dos questionários preenchidos na pesquisa, em cada localidade, e irão confirmar junto aos entrevistados a veracidade das informações.

Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa(conforme §7º. do art. 2º. da Resolução-TSE nº. 23.600/2019, A partir do dia em que a pesquisa puder ser divulgada e até o dia seguinte, o registro deverá ser complementado, sob pena de ser a pesquisa considerada não registrada; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada):

Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Uvaranas, Contorno, Cará-Cará, Centro, Órfãs, Vila Estrela, Colônia Dona Luiza, Ronda, Nova Russia, Olarias, Neves, Oficinas, Jardim Carvalho, Vila Ildemira, Chapada, Boa Vista,