Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Eleições 16/10/2020

Professor Gadini defende a elaboração participativa de política pública para o Turismo em PG

O candidato do PSOL defende projetos integrados à profissionalização do setor, valorização do turismo ambiental e criação de um sistema municipal de museus

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Professor Gadini defende a elaboração participativa de  política pública para o Turismo em PG

Espaços desconhecidos ou descuidados, falta de aproveitamento das áreas verdes de Ponta Grossa e inacessibilidade aos moradores das periferias é o diagnóstico feito pelo candidato do PSOL à prefeitura, Professor Gadini, que garante otimização das belezas naturais com profissionalização e políticas públicas ao setor para gerar emprego e renda, assegurando a preservação ambiental. 

“É preciso profissionalizar o turismo em Ponta Grossa. Não basta nomear cargos comissionados para a Secretaria de Turismo e acreditar que as coisas vão acontecer. Nós vamos realizar concursos para contratar profissionais que possam fazer projetos integrando cultura, meio ambiente, turismo, esporte e educação”, destacou Professor Gadini.

Em Ponta Grossa o Turismo é uma das áreas com maior potencial econômico, mas que permanece inexplorado pela ausência de diretrizes políticas e pela incapacidade dos gestores nos últimos 20 anos, além da desvalorização na mão-de-obra dos profissionais do Turismo. Em reunião com Guias de Turismo da cidade, o candidato à prefeitura pelo PSOL, Professor Gadini, afirmou que vai garantir, a partir de 2021, uma política pública efetiva para alavancar o desenvolvimento turístico da cidade.

“É preciso colocar Ponta Grossa no século XXI, onde o turismo tem papel fundamental no desenvolvimento econômico. Uma cidade do porte de Ponta Grossa não pode atrasar o trabalho e as garantias do funcionamento deste setor com a administração municipal assumindo o compromisso de trabalhar pela valorização do patrimônio cultural, pela melhoria e descentralização dos espaços de lazer da cidade”, afirma o Professor Gadini.

Demandas

Para a coordenadora do Núcleo de Guias de Turismo de Ponta Grossa, Rita Martins, a reunião com o Professor Gadini serviu para apresentar as demandas dos profissionais para que o Turismo tenha a devida valorização por parte da prefeitura. “O poder público precisa olhar com cuidado para o setor que gera muito retorno. Esperamos que o Professor Gadini garanta a implantação da Lei do Guia Local, para gerar emprego e renda”, comenta.

Entre os presentes na reunião estava a candidata à vereadora pelo PSOL, Profe Luh, que também é Guia de Turismo e integrante do Núcleo de Guias. Para a candidata é fundamental ter representante do turismo no poder Legislativo para efetivar medidas direcionadas à área. “A Lei do Guia Local está pronta e só precisa de alguém que a defenda na Câmara, e nada melhor do que alguém que valorize e conheça a real importância dela para o setor e seus profissionais”, ressalta.

Realização de concursos públicos para preencher o quadro efetivo da Secretaria Municipal de Turismo é uma das prioridades de Gadini. Com a contratação de pessoas especializadas em cada segmento para trabalhar na Prefeitura, Gadini implantará um formato de Turismo Sustentável, fortalecendo o Meio Ambiente e valorizando as belezas naturais da cidade.

Outra proposta defendida por Gadini é a criação do Sistema Municipal de Museus virtual e presencial possibilitando acesso aos moradores e aos visitantes da cidade a espaços culturais esquecidos atualmente pela gestão pública. (Com assessoria)