Os empresários de Ponta Grossa têm a possibilidade de participar de uma pesquisa que busca informações para auxiliar na construção de diretrizes para a recuperação econômica do município. O questionário foi desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDEPG), Sebrae e Prefeitura Municipal.
Nesta segunda-feira (17), um dos membros da equipe que realiza a pesquisa, o professor do Departamento de Economia da UEPG, Emerson Hilgemberg, conversou com o jornalista Eduardo Farias, para explicar a importância do trabalho que está sendo realizado, e como o empresariado pode colaborar para um melhor resultado.
De acordo com o professor, o questionário é mais do que um diagnóstico, pois por meio dele serão desenvolvidas políticas públicas que atendem as demandas dos empresários. As perguntas abrangem cinco áreas: inovação, recursos humanos, identificação de cadeias produtivas, exportação e investimento.
O objetivo é abranger o maior número de respondentes possíveis. O questionário pode ser acessado neste link.
Na avaliação do professor, a pandemia agravou um quadro econômico que já não era bom. Segundo, Hilgemberg o índice de desemprego estava grande, mesmo antes da propagação do novo coronavírus, da mesma forma, o Estado se encontrava em uma situação delicada por causa do deficit orçamentário. Para o futuro, os desafios na gestão de recursos devem ser grandes por parte dos governantes, neste sentido, o professor reforça a importância de responder o questionário para poder pressionar o poder público a investir nas áreas que mais precisam.
Veja a entrevista: