Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Destaques TV Doc 16/07/2020

UEPG volta com aulas remotas no dia 20 e presenciais só em 2021

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
UEPG volta com aulas remotas no dia 20 e presenciais só em 2021

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) voltará com o ensino em modo remoto a partir da próxima segunda-feira (20). O professor reitor Miguel Sanches Neto, em entrevista ao blog, comentou sobre esse retorno, explicou como funcionará as aulas e o Vestibular, bem como sobre o funcionamento do Hospital Universitário (HU) e da importância das instituições públicas no Brasil.

Atividades remotas

O reitor explicou que as atividades serão realizadas pela plataforma Classroom, e que elas poderão ser aplicadas aos alunos de modo síncrona (professores e alunos conectados ao mesmo tempo) e assíncrona (aulas gravadas pelos professores e assistidas pelos alunos posteriormente). Além disso, Miguel afirmou que retorno das aulas presenciais estão previstos para fevereiro de 2021.

"Este ano, não temos condições para retornar as aulas de forma presencial", afirmou o reitor.

Calendário e vestibular 

Previsto para terminar em abril, Miguel Sanches Neto afirmou que ao finalizar o calendário de 2020, será iniciado já na sequência o calendário de 2021. Ele também explicou que "teremos o ingresso de dois mil (número aproximado) novos alunos na UEPG em 2021". Ou seja, o vestibular será realizado em fevereiro de 2021, com a diferença de que "100% das vagas serão ofertadas em fevereiro. Apenas um vestibular, unificado".

Hospital Universitário 

Miguel acredita que as novas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) já estarão instaladas neste domingo (19). Nesta quinta-feira (16), o Hospital Regional recebeu equipamentos para as novas UTIs. O reitor também explicou que o HU teve algumas medidas pioneiras em prevenção ao Covid-19, como "as barracas instaladas ao lado de fora do HU, para que o paciente suspeito, não contaminasse o interior do Hospital", e medidas como uma ala isolada toda para o tratamento da doença.

O Hospital Universitário, que atende pacientes com a Covid-19 em Ponta Grossa, está sob administração da UEPG. Ao final da entrevista, o reitor reafirmou a importância da universidade pública, e do Sistema Único de Saúde (SUS) para o país.

"Por conta da pandemia, essas instituições tiveram a oportunidade de mostrar as suas relevâncias para a sociedade brasileira", opinou o professor.

Confira a entrevista na íntegra na TV Doc: