A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a vacinação contra a febre amarela. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município dispõe da vacina e os munícipes podem ser imunizados durante o horário de funcionamento das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16h30, diariamente. No interior do Distrito do Socavão, equipes volantes estão se deslocando às localidades e propriedades rurais para vacinar os moradores. No último sábado (22) a unidade de saúde do Socavão ficou aberta e 240 pessoas foram imunizadas.
Devem tomar a vacina pessoas a partir dos 9 meses até os 59 anos, em dose única. Quem já foi vacinado não precisa repetir a dose. Quem tomar a vacina deve evitar o deslocamento para áreas de risco até dez dias após a imunização. E aqueles que têm contraindicação à vacina devem adotar medidas como uso de repelentes, roupas de manga comprida e não se deslocar para áreas de risco como parques, rios, áreas de mata e ecoturismo.
A enfermeira da Vigilância em Saúde, Gislaine Tanaka Gonçalves, reforçou a importância de tomar a vacina. "É a forma mais eficaz de se proteger e por isso é importante que as pessoas procurem as unidades de saúde", disse.
Restrições
Gestantes, bebês menores de 9 meses, mulheres que amamentam crianças menores de seis meses de idade, alérgicos a ovo, pessoas com sistema imunológico debilitado em razão da doença ou tratamento e pessoas a partir de 60 anos de idade devem ter a prescrição de um médico antes de se vacinar.
A doença
A febre amarela é uma doença infecciosa causada por vírus que se manifesta com febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, dor no corpo, pele e olhos amarelados (icterícia) e hemorragia (gengiva, nariz, estômago, intestino e urina), podendo levar a morte nas formas mais graves. A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos infectados. Não existe transmissão de pessoa para pessoa.
No Brasil, o principal mosquito vetor da febre amarela silvestre é o Haemagogus. Na forma urbana da doença, o Aedes aegypti pode ser o transmissor. Os macacos são animais que sinalizam que o vírus da febre amarela está circulando. Se alguém encontrar macacos mortos ou doentes, deve avisar a secretaria de saúde do município o mais rápido possível. (Com assessoria)