Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024

PT oficializa Dr. Rosinha a governador e ex vice-prefeita de Curitiba ao Senado

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
PT oficializa Dr. Rosinha a governador e ex vice-prefeita de Curitiba ao Senado

O Partido dos Trabalhadores (PT) do Paraná realizou no sábado (28) o Encontro Estadual para Definição das Candidaturas e Tática Eleitoral. Cerca de 300 delegados e delegadas aprovaram por unanimidade o nome de Dr. Rosinha como candidato ao Governo do Estado.

Com um forte discurso de oposição, Dr. Rosinha entra na disputa ao governo na tentativa de desbancar os dois candidatos ligados à administração do ex-governador Beto Richa (PSDB): a atual mandatária, Cida Borghetti (PP), e o deputado estadual Ratinho Junior (PSD), que foi secretário de Richa.

O terceiro concorrente é o ex-senador Osmar Dias, cujo partido, o PDT, deu respaldo na Assembleia Legislativa às medidas de austeridade implantadas pelo governo tucano nos últimos oito anos.

“A minha candidatura é a única realmente de oposição, que representa mudança nos rumos do estado. Não importa o discurso dos outros candidatos, eles compactuaram com tudo o que foi feito até agora”, afirma Dr. Rosinha.

“Onde eles estavam quando Beto Richa mandou bater em professor, subiu constantemente a tarifa da água, congelou salários, entregou o Estado para meia dúzia de amigos? Não lembro de ter ouvido uma palavra de protesto de nenhum deles”.

Ao longo da semana, será discutido a vice-candidatura ao Governo do Paraná, com possibilidade de coligação com o PCdoB.

Senado e proporcionais

Os delegados e delegadas também aprovaram o nome da ex-vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, para candidatura ao Senado.

Com o apoio da maioria, Mirian discursou em defesa da anistia política, citando o caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso há mais de cem dias na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. “Ele é um preso político e isso já é reconhecido internacionalmente. E essa é uma bandeira que eu vou levar até o fim”, comenta. Questionada sobre o legado da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, Mirian avalia que a petista tem um papel importante na construção do partido de forma global. “Para nós fica a responsabilidade de continuar a luta e fazer uma boa representação no Senado Federal, assim como ela fez”, esclarece.

O encontro ainda homologou o nome de aproximadamente 40 candidaturas a deputado e deputada federal, e cerca de 40 candidaturas a deputado e deputada estadual.

Lula envia carta à militância do Paraná

Na abertura do encontro deste sábado, Dr. Rosinha leu uma carta enviada pelo ex-presidente Lula à militância paranaense. No texto, Lula agradece a luta por sua liberdade movida pelo povo do Paraná, que há mais de cem dias se mantém em vigília em frente à sede da Polícia Federal em Curitiba, onde o ex-presidente está preso. (Com assessoria)

Foto: Henry Milléo