Fechar
Sábado, 29 de março de 2025
Sábado, 29 de março de 2025
Política 25/03/2025

Rangel vota não à redução do prazo para negativação de consumidores inadimplentes

A proposta, que tem como autor o deputado estadual Fábio Oliveira (Podemos), prevê a diminuição do período legal para inclusão de devedores nos cadastros de inadimplência, reduzindo o tempo de 30 para 5 dias

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Rangel vota não à redução do prazo para negativação de consumidores inadimplentes

O deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), vice-líder do governador Ratinho Júnior na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) votou contrário à emenda que propunha a redução do prazo para negativação de consumidores inadimplentes no Paraná.

A proposta, que tem como autor o deputado estadual Fábio Oliveira (Podemos), prevê a diminuição do período legal para inclusão de devedores nos cadastros de inadimplência, reduzindo o tempo de 30 para 5 dias.

A votação aconteceu nesta terça-feira (25) no plenário da ALEP e a proposta foi rejeitada pela maioria dos deputados. "Nosso país vive um momento econômico muito complicado, com disparada de preços de produtos básicos, combustíveis e taxas de juros cada vez maiores. Ao meu ver, a redução do prazo para a negativação dos consumidores pode penalizar pessoas que normalmente pagam suas contas em dia, mas que por algum motivo, como perda de emprego, atraso no salário ou mesmo dificuldade em equilibrar as finanças pessoais", justificou o parlamentar.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), em fevereiro de 2025, 88,8% das famílias do Paraná tinham dívidas, e 11% dessas dívidas possuíam menos de 30 dias de atraso.

"A redução do prazo pode prejudicar consumidores, impossibilitando uma renegociação antes da negativação", finalizou Rangel. (Com assessoria)