Fechar
Segunda-feira, 31 de março de 2025
Segunda-feira, 31 de março de 2025
Política 28/03/2025

CEI do Lixo ouve secretária de Meio Ambiente em primeira rodada de depoimentos

Vereadores investigam irregularidades nos contratos com empresa que realiza o trabalho de coleta de lixo na cidade

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
CEI do Lixo ouve secretária de Meio Ambiente em primeira rodada de depoimentos

Os membros da Comissão Especial de Investigação (CEI) do Lixo receberam na tarde desta sexta-feira (28), para a primeira rodada de depoimentos, a secretária de Meio Ambiente, Carla Kristki. O objetivo da Comissão Especial de Inquérito é verificar possíveis irregularidades nos contratos da coleta de resíduos do Município.

O presidente da CEI, Professor Careca (PV), em uma de suas perguntas, questionou a secretária em relação à fiscalização do Aterro Vila Velha e como são aferidas a quantidade de resíduos que a unidade recebe.

De acordo com Carla, a conferência é feita por um funcionário da empresa responsável pela coleta e por um servidor da Secretaria de Meio Ambiente. “No momento das conferências é filmada a placa do caminhão e feita pesagem para não ter nenhuma divergência”, relatou.

Usina Termoelétrica e Biogás

Durante o depoimento, Careca questionou a secretária sobre a capacidade de geração de energia da Usina Termoelétrica e Biogás (UTB), no Distrito Industrial, e se existia alguma meta estabelecida em contrato.

No entanto, a secretária não soube responder. “Eu sei que hoje a Usina gera 54kw/h de energia, recebendo 11 toneladas de resíduos orgânicos todo dia. Isso está abaixo da capacidade de 30 toneladas diárias que a usina pode receber. Agora se existe alguma meta em contrato, eu preciso ver no contrato”, explicou.

 Ainda sobre a Usina, Careca questionou Carla Kritski a respeito do valor total investido pela empresa Ponta Grossa Ambiental (empresa que por licitação opera a coleta de lixo na cidade), o que não foi respondido pela secretaria.

“O valor total eu não sei, o que eu tenho conhecimento é sobre o montante de R$ 536 mil que nós fizemos para a empresa como pagamento do investimento na construção da usina, que vai até 2036”, pontua. (Com assessoria)