A oficialização da filiação da prefeita Elizabeth Schmidt ao Partido Liberal (PL) aconteceu na noite dessa quinta-feira (25). O anúncio ocorreu durante o Encontro Regional de Lideranças promovido pelo PL e pelo Novo. O evento ocorreu no Mirante Campos Gerais e reuniu lideranças de Ponta Grossa, da região dos Campos Gerais e do Paraná.
A mudança partidária de Elizabeth representa um passo estratégico para o fortalecimento de sua posição política e amplia a presença do Partido Liberal em uma das principais cidades do interior do Paraná. Na ocasião, Elizabeth também foi anunciada como presidente municipal da sigla.
Em entrevista para o Blog e ao Portal aRede, Elizabeth destacou que chega ao PL em um momento de reorganização das forças políticas estaduais, marcado pela formação de alianças e pela construção de projetos para a sucessão do governador em 2026.
"Minha aproximação com o PL começou ainda em 2024, antes da minha reeleição. A convite do deputado Filipe Barros cheguei a assinar a ficha de filiação no partido em Brasília. Mas na calada da noite, adversários políticos, com medo do fortalecimento da nossa candidatura, surrupiaram nossa filiação como um trombadinha bate uma carteira. Esse medo estamos vendo novamente este ano! Porém estamos mais fortes do que nunca para vencer a mentira e o atraso", declara Elizabeth.
Além disso, a prefeita contou em primeira mão durante a live com o editor do Blog, o jornalista Eduardo Farias, que assumirá a presidência do Partido Liberal em Ponta Grossa. "Fui convocada novamente pelo time campeão, pelo time vitorioso, para integrar o PL, inclusive com a conquista da presidência do Provisória de Ponta Grossa, o que agradeço muito. Junto com Moro, com Deltan, com Filipe e todos os nossos pré-candidatos, estamos fortalecendo um grande grupo político do Paraná. Que tem a melhor proposta e as melhores pessoas", destacou Elizabeth.
O evento contou com a participação do senador Sergio Moro. Desde que assumiu o mandato no Senado, o parlamentar tem percorrido diversas regiões do Estado para dialogar com lideranças locais e ampliar sua presença política. Na entrevista, Moro destacou que é um momento especial para Ponta Grossa, pois marca a entrada da prefeita Elizabeth no PL.
"Esse evento tem um significado especial, pois nós estamos filiando a prefeita Elizabeth. Ela é a prefeita mais bem avaliada do Paraná pela administração que vem fazendo na cidade e agora vem integrar o quadro do PL. Durante esse momento de pré-campanha nós aproveitamos para viajar, conversar com as pessoas e entender o que precisamos fazer para ter um bom mandato. Mas esse evento de filiação da Elizabeth é mais um momento de fez e de celebração porque a prefeita está se juntando ao nosso partido", destaca Sérgio Moro. Antes do evento, Elizabeth, Moro, a sua esposa deputada federal Rosangela Moro (PL), e o presidente da Câmara de Ponta Grossa, Julio Küller (PL), além de outras lideranças políticas, visitaram a sede do Grupo aRede.
Assista abaixo a live conduzida pelo editor do Blog, Eduardo Farias, na noite de quinta-feira, no estúdio do Portal aRede, momentos antes do evento que marcou a filiação de Elizabeth ao PL: