Fechar
Quinta-feira, 25 de junho de 2026
Quinta-feira, 25 de junho de 2026
Castro 25/06/2026

Estrada do Socavão terá R$ 89 milhões do Governo do Estado para 8,6 quilômetros de asfalto

Evento foi conduzido pelo governador Ratinho Junior na Quadra Coberta Lilo Ribas, no distrito do Socavão, e marca o início efetivo de uma obra aguardada pela população há cerca de 40 anos

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Estrada do Socavão terá R$ 89 milhões do Governo do Estado para 8,6 quilômetros de asfalto

A Prefeitura de Castro e o Governo do Estado do Paraná realizaram, na quarta-feira (24), a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a pavimentação da Rodovia Valdir Bueno Carneiro, a Estrada do Socavão. O ato foi conduzido pelo governador Ratinho Júnior na Quadra Coberta Lilo Ribas, no distrito do Socavão, e marca o início efetivo de uma obra aguardada pela população há cerca de 40 anos.

Serão pavimentados 8,6 quilômetros do trecho que ainda permanecia sem asfalto, completando a ligação entre o distrito e a cidade de Castro. O investimento é de R$ 89 milhões, com recursos da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, em parceria com o município. O prazo de execução é de 24 meses.

Para os moradores do Socavão, a cerimônia foi marcada por emoção. João Mendes dos Santos, morador do distrito, resumiu o sentimento de muitos: “Muito tempo esse é o sonho do povo. Faz mais de 40 anos que prometeram asfalto. Vai sair agora.” Jurenilde dos Santos Silva também celebrou o momento. "É a coisa mais importante", disse. Já Antônio Batista Lourenço, que nasceu e se criou na região, admitiu que só acredita agora, com a ordem assinada: “Acredito que vai sair mesmo.”

Estudantes do Colégio Fabiana Pimentel também destacaram o impacto da obra no dia a dia. “Para o nosso estudo, para os professores virem dar aula, a estrada facilita o acesso. Estraga muito carro na estrada”, relataram.

Corredor de desenvolvimento

Para o governador Ratinho Júnior, a obra representa mais um passo de um amplo pacote de investimentos nos Campos Gerais. "É uma obra que há quarenta anos, se prometeu à população e nós hoje estamos iniciando e vamos entregar ela inteira. Vai fazer um novo corredor de desenvolvimento do Socavão até a cidade de Castro", afirmou. O governador também lembrou outras obras entregues recentemente no município, como o Viaduto Rivadávia Menarim, na entrada da cidade, e o Contorno Norte.

O prefeito Reinaldo Cardoso destacou a dimensão da transformação que a obra representa. “Isso representa um sonho cumprido de uma população. Vai aflorar a possibilidade de trazer segurança, indústria, saneamento e transformar essa região num polo de desenvolvimento”, disse.

Padrão de rodovia

A obra não se limita à pavimentação simples. Segundo o prefeito, o projeto tem padrão de rodovia estadual, com qualidade de pavimento, sinalização e condições adequadas para o tráfego de veículos de grande porte. “Essa obra não é um asfalto simplesmente, é uma rodovia que está sendo feita”, reforçou Reinaldo Cardoso.

A iniciativa privada teve papel fundamental no projeto. Willem Berend Bouwman, diretor-presidente da Cooperativa Castrolanda, explicou que a cooperativa, junto a outras empresas parceiras da região, desenvolveu o projeto da estrada e o entregou ao Governo do Estado para execução. "Logística é tudo para transportar carga, produção e pessoas do interior para a cidade de Castro. Você ganha em agilidade, segurança e qualidade de vida no interior", destacou.

Fernando Afonso Gaisler Moreira, representante da empresa que venceu a licitação para executar a obra, ressaltou a relevância do asfalto para as empresas instaladas no distrito: "Sabemos da importância da pavimentação dessa estrada não só para o distrito do Socavão, mas para toda a região."

O Socavão é um dos distritos mais produtivos dos Campos Gerais, com mais de oito mil habitantes, e concentra atividades agropecuárias, industriais e de mineração. A pavimentação completa da rodovia é considerada estratégica para o escoamento da produção e para a atração de novos investimentos à região.

Presenças

Participaram do evento o vice-governador Darci Piana; o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza; os deputados federais Sandro Alex e Santin Roveda; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Alexandre Curi; os deputados estaduais Moacyr Fadel, Marcelo Rangel, Marcio Nunes, Anibelli Neto e Adriano José; e demais lideranças locais.