O programa Recicla PG, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa ao lado da SO+MA Vantagens, da Heineken e do Governo do Paraná, segue apresentando resultados expressivos e se consolidando como uma das principais iniciativas de sustentabilidade do município. Somente nos últimos três meses foram recolhidos 13.543 quilos de materiais recicláveis, comprovando o engajamento da população com a proposta de descarte correto e consciente.
Os dados mais recentes apontam crescimento na adesão ao programa. Em janeiro de 2026 foram registrados 5.240 kg de materiais coletados — o maior volume do período. Em fevereiro, mesmo com uma leve redução, o número se manteve significativo, com 3.582 kg.
Entre os materiais mais descartados corretamente nos containers do Recicla PG estão papel e papelão (4.877 kg), vidro (2.902 kg) e eletroeletrônicos (2.059 kg), seguidos por plástico, resíduos misturados e sucata metálica. Esses números mostram a diversidade de itens que podem ser destinados corretamente por meio do programa de sustentabilidade. Todo o material recolhido é encaminhado à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis - Acamaruva, que faz a separação complementar e dá a destinação correta aos resíduos, completando o ciclo da economia circular.
O Recicla PG, além de contribuir diretamente para a redução de resíduos e preservação ambiental, também gera benefícios para os participantes, que acumulam pontos a cada troca no aplicativo 'Recicla PG'. Esses pontos podem ser trocados por benefícios que constam no App.
"O envolvimento de toda a comunidade no programa é fundamental para o avanço das nossas ações ambientais. Convidamos para que mais pessoas usem o Recicla PG no dia a dia. A destinação correta dos resíduos é uma atitude simples, mas que faz grande diferença na organização da cidade, na preservação dos espaços públicos e na qualidade de vida", relembra a secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Kritski.
Pontos de entrega – Recicla PG
Parque Ambiental (Centro)
Atendimento: segunda a sexta, das 9h às 17h (com pausa de 1 hora para almoço); sábados, das 9h às 13h.
Praça Simón Bolívar (Oficinas)
Atendimento: segunda a sexta, das 9h às 17h (com pausa de 1 hora para almoço); sábados, das 9h às 13h.
Sobre o programa
O Recicla PG é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, em parceria com a SO+MA Vantagens, a Heineken e o Governo do Paraná, que une sustentabilidade, tecnologia e educação ambiental, incentivando a destinação correta de resíduos e promovendo a economia circular. Qualquer pessoa pode se cadastrar por meio do aplicativo Recicla PG, disponível gratuitamente para smartphones.
Cada tipo de material gera uma pontuação específica, de acordo com o seu peso ou unidade.
Confira abaixo os itens aceitos e os pontos atribuídos:
Alumínio (como latinhas de refrigerante, cerveja e sucos): 312 pontos por kg
Plástico duro (baldes, bacias, cadeiras plásticas): 99 pontos por kg
Garrafas PET (de refrigerante, água, óleo, detergente e sabão líquido): 90 pontos por kg
Óleo de cozinha (sem restos de comida): 80 pontos por kg
Cápsulas de café (de plástico ou alumínio): 83 pontos por kg
Plástico mole (como sacolas de supermercado e plástico bolha): 88 pontos por kg
Papel e papelão (folhas de caderno, jornais, caixas e papel avulso): 37 pontos por kg
Cartonado (caixas de leite, leite condensado, creme de leite e suco de caixinha): 24 pontos por kg
Sucata metálica (como latas de milho, ervilha e panelas de ferro): 24 pontos por kg
Eletroeletrônicos pequenos (celulares, batedeiras, notebooks, cabos, ferro de passar, entre outros): 24 pontos por kg
Isopor (embalagens, caixas, bandejas e proteção de eletrodomésticos): 60 pontos por kg
Vidros (copos, garrafas e potes de conserva): 10 pontos por kg
Materiais misturados (sem separação): 4 pontos por kg
Eletrodomésticos grandes, como geladeiras, fogões e coifas, podem ser entregues por unidade e valem 75 pontos cada.
Itens como lixo orgânico, materiais sujos, máscaras, medicamentos, cerâmica, pilhas, lâmpadas, madeira, inflamáveis, resíduos hospitalares e entulho de construção não são aceitos pelo programa. Todos os pontos ficam disponíveis na hora da entrega e têm validade de 12 meses. (Com assessoria. Foto: Divulgação)