O plenário da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, nesta segunda-feira (2), o projeto de lei 102/2025, de autoria dos vereadores Doutor Erick e Geraldo Stocco (ambos do PV). A iniciativa prevê a isenção do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e o desconto de 50% na Taxa de Lixo para pacientes com câncer.
Durante a votação do PL, Erick destacou o avanço da ciência no tratamento do câncer, assim como o trabalho realizado na Santa Casa.
“Aos poucos com o avanço da ciência o câncer tem se tornado uma doença crônica e que pode ser tratada. Esse projeto traz algum conforto para os pacientes com um auxílio do Município”, disse o parlamentar, que é médico.
Já o coautor do projeto, Geraldo Stocco, lembrou da mãe, Estela Laskos Stocco, que foi paciente oncológica, enfrentando um câncer de mama desde 2002 - Estela faleceu em 2020.
“Vi a luta da minha mãe e da minha família, acompanhei de perto outras famílias de pacientes oncológicos e testemunhei a luta destas pessoas. Ficamos felizes em propor esse PL que promove algum conforto financeiro a estes pacientes”, ergumentou Stocco.
A votação do projeto foi acompanhada por instituições que acompanham pacientes oncológicos na cidade e tratam do tema no Município. (Com assessoria)