O Internacional priorizou o Campeonato Brasileiro Sub-20 e não vai participar da Copa Sul-Sudeste de 2026. Por não disputar os torneios internacionais, a equipe gaúcha ficou com a vaga na nova competição do futebol brasileiro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a Copa Sul-Sudeste junto com a nova proposta de calendário esportivo de 2026. As 12 equipes tinham até às 17h desta quinta-feira (19) para confirmar a presença no campeonato.
A copa será realizada entre março e junho junto com a Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Pelo alto número de jogos da equipe principal do Internacional, a diretoria optou por não participar. Houve a possibilidade de utilizar o novo torneio para dar rodagem a jogadores da base ou afastados do elenco principal, mas o Colorado decidiu focar nas competições juniores e saiu da Copa Sul-Sudeste.
O regulamento da competição já previa possíveis saídas de clubes, sem nenhuma punição esportiva ou financeira. Os classificados para o torneio foram definidos com base nas campanhas estaduais. No Paraná, o Operário se classificou por ser o campeão estadual e o Cianorte ganhou a vaga por vencer a Taça FPF.
Por ser o terceiro melhor colocado do Campeonato Gaúcho de 2025, o Juventude garantiu sua vaga e o Caixas, quarto colocado, herdou a vaga de Internacional.
Além da dupla gaúcha (Juventude e Caxias), a dupla paranaense (Operário e Cianorte), América e Tombense representam Minas Gerais; Chapecoense e Avaí disputam por Santa Catarina; Já o Volta Redonda e Sampaio Corrêa representam o Rio de Janeiro; São Bernardo e Novorizontino representam São Paulo. Foto: Ricardo Duarte