Fechar
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026
Política 15/02/2026

Julio Kuller se reúne com instituições para debater situação da água em PG

Lideranças de entidades se reúnem e devem encaminhar uma cobrança formal à Sanepar

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Julio Kuller se reúne com instituições para debater situação da água em PG

A Câmara Municipal de Ponta Grossa, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), a Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG) e o Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMSB) realizaram, nesta sexta-feira (13), uma reunião conjunta para discutir a situação da qualidade da água em Ponta Grossa e encaminhar uma cobrança formal à Sanepar.

O encontro reuniu o presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller (MDB), o presidente do COMDEMA, Robson Carlos, a diretora da ACIPG, Caroline Schoenberger, e o presidente do CMBS, Diogo Antunes de Araújo.

Durante a reunião, foi destacado que o problema está relacionado ao assoreamento do reservatório e à proliferação de algas, situação que tende a se intensificar em períodos de calor e baixa profundidade da água. 

Entre os principais encaminhamentos, está a elaboração de um documento conjunto que será enviado à Sanepar, exigindo providências imediatas, apresentação de prazos e maior transparência sobre as medidas adotadas. 

Também foi defendida a aceleração do projeto de captação do Rio Tibagi como alternativa estratégica para reduzir a dependência do Alagado, a modernização do tratamento da Estação de Tratamento de Água (ETA), diversificação de mananciais  e recuperação ambiental e gestão de reservatório.

Júlio Kuller destacou que a união das instituições fortalece a cobrança e demonstra compromisso com a população “Ponta Grossa só vai avançar com integração entre as instituições e ações concretas. Não é apenas fiscalizar, é discutir soluções e exigir resultados para garantir qualidade de vida ao cidadão”, afirmou.

O documento oficial será encaminhado nos próximos dias à Sanepar e divulgado publicamente como resposta conjunta das entidades em defesa da saúde e do bem-estar da população. (Com assessoria)