O Município de Castro foi contemplado com mais de R$ 1 milhão para o desenvolvimento de ações de inovação e tecnologia. Os recursos foram destinados pela Secretaria de Estado de Inovação e Inteligência Artificial, por meio do programa Pacto Pela Inovação, iniciativa que apoia municípios na modernização de serviços públicos e na implantação de soluções tecnológicas.
O anúncio oficial ocorreu na tarde desta quinta-feira (12), durante evento que contou com a presença do secretário estadual de Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, do prefeito Reinaldo Cardoso, dos deputados estaduais Marcelo Rangel e Moacyr Fadel, além de secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil.
Para o prefeito Doutor Reinaldo, o investimento reforça o compromisso da gestão em preparar Castro para o futuro. “Esse recurso é muito bom porque vai dar mais um impulso a tudo aquilo que está sendo feito. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação está organizando o futuro da cidade por meio de grandes projetos para o crescimento tecnológico e o desenvolvimento de Castro”, destacou.
O secretário estadual Alex Canziani ressaltou que o objetivo do programa é apoiar os municípios na construção de ambientes mais modernos e eficientes. “Isso vai auxiliar que Castro se transforme numa cidade mais inovadora, desenvolva mais soluções, melhore a sua estrutura, e possa ser cada vez mais referência como é para o Paraná e para o Brasil”, afirmou.
Cidade inteligente
Segundo o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Barbosa, os valores serão aplicados ao longo de 2026 para consolidar Castro como uma cidade inteligente.
“São várias ações que serão implementadas, com foco em cidades inteligentes, que incluem computadores para as escolas, sistemas de controle de acesso e softwares utilizados dentro da Prefeitura, impactando diretamente no atendimento aos munícipes”, explicou.
O repasse só foi possível graças a um esforço conjunto entre a Prefeitura, o Governo do Estado, os deputados estaduais, a Câmara Municipal e entidades da sociedade civil. No final de 2025, o município, em parceria com a Câmara de Vereadores e o Fórum Ciência, Tecnologia e Inovação de Castro, estruturou o Sistema Municipal de Inovação, com a criação do Conselho e do Fundo Municipal, instrumentos essenciais para viabilizar a chegada dos recursos. (Com assessoria)