A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) segue na busca pela modernização do futebol brasileiro. Nesta semana houve a primeira reunião da Agência de Regulação e Sustentabilidade do Futebol (ANRESF), órgão responsável pela implementação do Fair Play Financeiro.
Já a ANRESF atua como o braço independente e fiscalizador desse sistema, encarregada de monitorar o cumprimento das regras e julgar os processos, assegurando a transparência e a credibilidade das competições nacionais.
Marco Histórico
"Este é, sem dúvida, um momento histórico para o futebol brasileiro. A instalação da ANRESF representa um divisor de águas na forma como encaramos a gestão esportiva. Estamos entregando ao ecossistema do futebol um mecanismo robusto de integridade financeira que trará mais segurança jurídica, credibilidade e capacidade de investimento aos nossos clubes. É o início de uma nova era de responsabilidade e profissionalismo", afirmou Helder Melillo, Diretor Executivo da CBF.
Datas
31 de Março: Prazo para a declaração de status de adimplemento (solvência) referente ao período findo em 28 de fevereiro.
30 de Abril: Entrega das Demonstrações Financeiras completas do ano anterior e informações sobre controle societário e partes relacionadas.
31 de Julho e 30 de Novembro: Novas rodadas de verificação de solvência.
15 de Dezembro: Entrega dos orçamentos para o exercício seguinte.
Manual de Práticas Contábeis
Para garantir que todos os clubes "falem a mesma língua" financeira, a Agência está elaborando um Manual de Práticas Contábeis. O documento será fundamental para padronizar as demonstrações e permitir uma análise comparativa justa e precisa da saúde financeira das agremiações. (Com assessoria. Foto: Fernando Frazão)