Fechar
Terça-feira, 03 de fevereiro de 2026
Terça-feira, 03 de fevereiro de 2026
Política 03/02/2026

Em reunião, Professor Careca alinha detalhes da Semana da Capoeira de 2026

Criada através de uma lei do vereador, a Semana leva a capoeira às escolas, bairros e instituições da cidade. Em 2026 haverá oferta de formação para educadores físicos

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Em reunião, Professor Careca alinha detalhes da Semana da Capoeira de 2026

O vereador Professor Careca (PV) se reuniu, nesta terça-feira (3), com o secretário de Cultura da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), Alberto Portugal. O encontro, realizado na Secretaria Municipal de Cultura - a reunião teve como objeto a realização da Semana Municipal da Capoeira em 2026. A atividade busca disseminar a Cultura da Capoeira na cidade e foi criada através de uma lei de autoria de Careca.

“Este ano a Semana será realizada entre os dias 6 a 13 de abril com atividades nas comunidades, na periferia, associações de moradores e instituições. Teremos workshops com profissionais de Educação Física com foco na recreação das crianças”, explica Careca. Além da lei que trata da Semana da Capoeira, o vereador também é autor da lei que inseriu a Capoeira nos Jogos Estudantis Municipais (JEM).

“Ainda teremos a participação dos mestres Fuinha e Messias, ambos do Rio de Janeiro/RJ, Mestre Canarinho de Araucária/PR e da professora Aidê que virá de Colombo/PR para a formação dos praticantes da capoeira”, explica Careca. Além disso, a Semana também terá um workshop ministrado pelo contramestre Élcio e convidados com foco em como oferecer aulas mais dinâmicas de capoeira para crianças. “Essas formações são muito importantes para o estabelecimento da capoeira na nossa cidade”, conta Careca.

Fortalecimento do esporte da cultura

Representante da Capoeira no Legislativo Municipal, Careca destaca o fortalecimento do esporte e da cultura em torno da arte. “Fico feliz em poder fazer da Capoeira um esporte reconhecido na nossa cidade, assim como divulgar a cultura que envolve a nossa arte e a cultura negra e periférica”, conta Professor Careca, praticante de Capoeira há quase três décadas. (Com assessoria)