Fechar
Terça-feira, 03 de fevereiro de 2026
Terça-feira, 03 de fevereiro de 2026
Ponta Grossa 03/02/2026

Após mais de 30 anos de dedicação à saúde pública, Maria Joanita se aposenta no HU-UEPG

Foram 18 anos de Pronto-socorro Municipal e mais 15 anos de Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Após mais de 30 anos de dedicação à saúde pública, Maria Joanita se aposenta no HU-UEPG

Foram 18 anos de Pronto-socorro Municipal e mais 15 anos de Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG). Após 33 anos dedicados à saúde em Ponta Grossa, chegou a hora do merecido descanso para a servidora Maria Joanita Maia Spinardi, que se aposentou oficialmente no dia 7 de janeiro e foi homenageada pelos seus colegas na última quarta-feira (28).

A dona Joanita sempre trabalhou no setor de hotelaria do HU-UEPG, responsável pela separação de roupas de cama, toalhas de banho, lençóis e demais itens de vestuário que são utilizados pelos pacientes. “É uma família, praticamente. É o nosso segundo lar. Nos primeiros dias até fiquei depressiva, porque já estava sentindo falta do pessoal. Mas vou ter que acostumar. Esperamos tanto tempo pela aposentadoria e parece que chegou tão rápido”, conta.

Uma das maiores lembranças da dona Joanita foi a atuação da equipe de hotelaria durante a pandemia da Covid-19. “Foi muito sofrido. Usar toda aquela paramentação. Eu como era mais velha me deixavam na parte de baixo (onde as roupas eram recebidas da lavanderia, separadas, dobradas, e colocadas nos carrinhos para serem levadas nos leitos) e os outros colegas que se arriscavam mais nos corredores”, lembra.

Agora, só as boas lembranças vão permanecer no setor de hotelaria do HU-UEPG. Edicléia Branco Martins é uma das colegas de trabalho da dona Joanita nos últimos anos. “Fui muito bem recebida no setor por ela, uma pessoa acolhedora, alegre, vivida. Nós mais novos aprendemos muito com ela e agora ficamos tristes por ela se aposentar, mas feliz por essa conquista dela também”, afirma.

Edicleia lembra ainda que muitas pessoas não conseguem nem usufruir da aposentadoria, mas Joanita vai ter essa possibilidade. “Desejo muita saúde para ela, paz no coração e felicidades com a família”, completa. Luiz Fernando Cordeiro já não atua mais na hotelaria, mas fez questão de se despedir de dona Joanita.

“Cheguei no setor muito novo, aos 20 anos. Por ela já ter trabalhado muitos anos no pronto-socorro ela foi muito importante pela experiência de vida e de hospital. Ela sempre foi uma pessoa muito tranquila e que sempre cuidou de mim como se fosse bem próximo dela”, lembra. Para ele, as risadas e momentos de descontração durante o dia-a-dia sempre serão lembrados e é o que carrega dessa colega de trabalho tão importante em sua trajetória.

“No início das atividades do HU, Maria Joanita já estava lotada na rouparia.  Ela fez parte da estruturação do serviço de distribuição de enxoval a todos os setores, e foi ao longo desse período acompanhando o crescimento da instituição”, destaca a responsável pela Seção de Hotelaria Hospitalar, professora Rubia Gisele Tramontin Mascarenhas. Segundo ela, a servidora sempre desempenhou as atividades com responsabilidade,  dedicação, cuidado e atenção em cada peça de enxoval entregue às equipes assistenciais ao longo desses anos.

A diretora-geral dos HU-UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani, também participou da despedida. Ela agradeceu a toda  dedicação e comprometimento de Maria Joanita durante os 15 anos de trabalho, compondo o serviço de hotelaria. “Desejamos que possa usufruir do merecido período de aposentadoria com muita saúde e proximidade com a família”, finaliza. (Com assessoria. Foto:  Tierri Angeluci)