A Região 8 (Campos Gerais) do Programa Paraná Produtivo deu mais um passo importante para o fortalecimento da governança regional com a admissão de novos membros ao seu conselho.
A deliberação ocorreu durante reunião online realizada na tarde desta segunda-feira (26), com a participação de lideranças regionais e representantes de diversas instituições, ampliando a representatividade do colegiado, que passa a contar com representantes de mais de 20 entidades da região, entre elas associações comerciais, sindicatos, prefeituras, comitês e institutos de desenvolvimento.
A nova composição reforça o papel estratégico do conselho como espaço de articulação entre o poder público, o setor produtivo, instituições e a sociedade civil organizada, com foco na definição, implementação e acompanhamento de ações voltadas ao desenvolvimento econômico e produtivo integrado dos Campos Gerais.
Integração
Para o presidente do Conselho da Região 8 do Paraná Produtivo e vice-prefeito de Ortigueira, Gilson Vinutti, o fortalecimento do colegiado amplia a capacidade de planejamento e execução das políticas regionais. “A entrada de novos conselheiros demonstra o interesse e o compromisso das lideranças com o futuro da nossa região. Quanto mais plural e participativo for o conselho, mais consistentes serão as estratégias para promover o desenvolvimento sustentável e gerar oportunidades nos Campos Gerais”, destacou.
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais acompanha e apoia as ações do Paraná Produtivo na região, reconhecendo a importância da integração entre municípios e entidades para impulsionar projetos estruturantes e alinhar iniciativas locais às políticas públicas estaduais.
Segundo a diretora executiva da AMCG e membro do conselho, Katiane Pires, a ampliação do colegiado fortalece a construção coletiva de soluções para os desafios regionais. “A diversidade de representações no conselho contribui para diagnósticos mais precisos e para a formulação de estratégias alinhadas às reais necessidades dos Campos Gerais, sempre com foco no desenvolvimento integrado e sustentável”, afirmou.
Paraná Produtivo
O Programa Paraná Produtivo, desenvolvido pelo Governo do Estado, tem como objetivo fornecer metodologias, informações e ferramentas que fortaleçam o desenvolvimento produtivo regional, promovendo a cooperação entre agentes públicos e privados.
Ao final do encontro, também foi debatida a pauta relacionada à implementação da Agência de Desenvolvimento da Região 8, iniciativa que deverá contribuir para a consolidação das ações estratégicas definidas pelo conselho e ampliar a capacidade de execução de projetos regionais. (Com assessoria)