Mais uma atração surpresa foi anunciada na programação musical do Verão Maior Paraná. Roberta Miranda se apresenta em Pontal do Paraná, no Litoral, já neste sábado (24), às 20h, antes do show do Raça Negra. A programação começa ainda na sexta-feira (23), com Bruno & Denner, às 20h, e Israel & Rodolffo, às 22h.
Em Matinhos, o Raça Negra anima o público na sexta (23), às 22h. No sábado (24), quem se apresenta é Fábio Jr., às 22h. Encerrando a programação do fim de semana, Gusttavo Lima se apresenta no domingo (25), às 17h.
A programação no Litoral segue intensa, com shows nos Palcos Sunset espalhados pela região e também pela região Noroeste do Estado, além de atividades culturais e esportivas para toda a família. Para conferir a programação completa, acesse o portal do Verão Maior Paraná.
Na Capital, também há diversas atrações em andamento. Na terça-feira (27), o Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura a exposição “Instante do Olhar”, do fotojornalista Jonathan Campos. O museu oferece uma programação especial de férias, com oficinas de criação de máscaras, mangás e outras atividades.
A Biblioteca Pública do Paraná e o Museu Paranaense também contam com diversas ações de férias, com atividades lúdicas voltadas para crianças de todas as idades.
Confira a programação cultural completa:
Verão Maior Paraná
Mais de 1 milhão de pessoas. Esse é o público que já assistiu aos shows do Verão Maior Paraná no Litoral do Estado nesta temporada, número recorde para menos de duas semanas completas de festival. E a tendência é aumentar. A programação do fim de semana conta com muita música brasileira.
Palco Pontal do Paraná:
23 de janeiro - Bruno & Denner - 20 horas
23 de janeiro - Israel & Rodolffo - 22 horas
24 de janeiro - Roberta Miranda - 20 horas
24 de janeiro - Raça Negra - 22 horas
Palco Matinhos:
23 de janeiro - Raça Negra - 22 horas
24 de janeiro - Fábio Jr. - 22 horas
25 de janeiro - Gusttavo Lima - 17 horas
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório)
"Ísis" – A atriz e produtora cultural Vida Santos apresenta no Teatro Guaíra o espetáculo “Ísis”, um monólogo intimista que conduz o público por uma viagem pelas memórias de uma mulher, entre fragmentos reais e documentos afetivos, o espetáculo explora temas como legado familiar, resistência feminina, morte e a relação entre raízes e deslocamento. As apresentações acontecem de quinta a domingo, em duas semanas: de 29 de janeiro a 1º de fevereiro e de 5 a 8 de fevereiro, no Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório). Os ingressos estão à venda pelo DiskIngressos e na bilheteria do Teatro Guaíra, entre R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada).
Museu Oscar Niemeyer (MON)
“Instante do Olhar” de Jonathan Campos – O fotógrafo Jonathan Campos abre ao público, no dia 27 de janeiro, na Sala de Vidro do Museu Oscar Niemeyer (MON), a exposição individual “Instante do Olhar”. A mostra celebra os 20 anos de trabalho do fotojornalista e ficará em cartaz até 12 de fevereiro. A entrada é gratuita, com acesso pelo vão-livre.
Visita guiada de janeiro - Sessão 4 – Na sexta-feira (23) tem início às 15h a visita guiada promovida pelo Setor Educativo do MON para conhecer em detalhes a arquitetura, o acervo e as exposições do Museu Oscar Niemeyer. Para participar, é preciso comprar o ingresso comum (inteira, meia-entrada ou isento), juntamente com o ingresso da visita guiada, no site. O ponto de encontro é em frente à bilheteria.
Oficina de criação de máscaras – Teatro Noh - Férias no MON – As oficinas são um espaço para explorar a criatividade, experimentar diferentes materiais e mergulhar em novas ideias e inspirações. A oficina acontece no Espaço das Oficinas nesta sexta (23) às 14h30. Para participar, é necessário adquirir ingresso no site.
Missão: descobrir a arquitetura e o acervo - Férias no MON – As visitas mediadas são um convite à conversa e à descoberta, por meio de dinâmicas e trocas de ideias. A atividade acontece na terça-feira (27), em duas sessões: às 10h30 e às 14h30, com início no Espaço Niemeyer. Para participar, basta adquirir o ingresso comum de acesso na bilheteria física ou no site e comparecer no horário e local indicado.
Ateliê aberto: MON sem Paredes - Férias no MON – De quantas formas é possível expressarmos as nossas ideias? No ateliê aberto, o Espaço de Oficinas fica repleto de propostas para explorar ao máximo a criatividade, unindo arte e diversão. A atividade ocorre entre as 11h e 15h30 da quarta-feira (28), no Parcão, e não possui necessidade de inscrição prévia.
Oficina de mangás para crianças com Simonia Fukue - Férias no MON – Nesta atividade, que tem início às 14h da quinta-feira (29), no Espaço das Oficinas, os participantes poderão construir personagens de mangás por meio dos desenhos. A oficina é destinada a maiores de 7 anos até 12 anos. É obrigatório o acompanhamento de um adulto durante a atividade. Para participar, é necessário adquirir ingressos no site. Os ingressos dão direito à entrada de um adulto e uma criança, e incluem o acesso ao museu.
Em cartaz – Diversas exposições estão em cartaz: “Teia à Toa”; “Veemente”; “Pure Gold”; “Através”; “Sonhos de Cinema”; “O mundo lúdico dos Mangás e Animes”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “MON sem Paredes”; “África, Expressões Artísticas de um Continente”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “Pátio das Esculturas”; “Espaço Niemeyer”; “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra” e “A Cor e o lirismo de Alberto Massuda”.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Quarta Pública - Corte Bruto: Contra-Corpo – Nas quartas-feiras com entrada gratuita, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná realiza a Quarta Pública, com atividades abertas ao público.No dia 28 de janeiro, às 14h, acontece a oficina “Corte Bruto: Contra-Corpo”, que utiliza a técnica da colagem como ferramenta crítica para refletir sobre as representações do corpo na sociedade contemporânea. A atividade dialoga com o núcleo “Corpo” da exposição “EntreLinhas, Cores e Linguagens – 55 anos do MAC Paraná” e propõe a criação de novas narrativas visuais a partir do recorte e da recomposição de imagens.
Em cartaz – “EntreLinhas, Cores e Linguagens – 55 Anos de MAC-PR” nas salas 08 e 09 do MAC no MON. “Costa Oeste” na Sede Adalice Araújo. (Com assessoria. Foto: MUPA)