Fechar
Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Ponta Grossa 21/01/2026

'Caminhos do Agro' inicia trabalhos de 2026 em Itaiacoca e no Guaragi

Equipes avançam em melhorias nos trechos mais afetados pelas chuvas do fim de ano; cronograma de ações está em andamento desde a primeira semana do ano

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
'Caminhos do Agro' inicia trabalhos de 2026 em Itaiacoca e no Guaragi

Depois de completar 700 km de estradas rurais revitalizadas ao longo do ano passado, o programa Caminhos do Agro já avança com as primeiras frentes de trabalho em 2026. Nesta semana, as equipes da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizam obras nos distritos de Itaiacoca e Guaragi; os trechos escolhidos foram os mais atingidos pelas chuvas ocorridas nos primeiros dias do ano.

"Logo na primeira semana do ano, colocamos nossas equipes em campo para verificar os locais com maior incidência de chuvas e definir um cronograma de atividades para atender os pontos prioritários. Sabemos da importância de boas estradas para a população que vive em todos os nossos distritos e até mesmo para o turismo, considerando este período de férias", explica o secretário Izaltino Cordeiro dos Santos.

O ‘Caminhos do Agro’ tem como objetivo melhorar a trafegabilidade em trechos utilizados pelos moradores da zona rural, transporte escolar e também por produtores que realizam o escoamento de sua produção.

Entre os serviços realizados nas estradas estão as operações de escarificação, colocação de cascalho em pontos estratégicos, compactação e drenagem das águas das chuvas, incluindo a limpeza de bueiros nos trechos atendidos em toda a extensão das vias; em algumas regiões, as equipes também realizam a canalização para saídas de águas, além da construção e manutenção de pontes.

“A manutenção é fundamental para todos nós que moramos e trabalhamos aqui, temos muitos casos de erosões ao longo da estrada e sem estas obras ficaria impossível a gente trafegar. Em períodos como esse, de muita chuva, o contato direto que temos com as equipes que estão aqui nos distritos, para pedirmos manutenções pontuais em alguns trechos, também auxilia bastante”, conta o produtor José Salvador Rogovski. (Com assessoria)