O presidente da Câmara de Ponta Grossa, vereador Julio Küller (PSD), apresentou o primeiro projeto de lei de 2026 durante o recesso parlamentar. O teor da matéria concede o título de cidadã honorária de Ponta Grossa à jornalista Cristina Graeml (Unão Brasil).
Graeml tem uma carreira sólida no jornalismo e mais recentemente ganhou projeção nacional na política ao ir para o segundo turno na disputa pela Prefeitura de Curitiba, enfrentando a máquina da capital e do governo do Estado em um páreo bastante acirrado com o então vice-prefeito, Eduardo Pimentel (PSD), apadrinhado do então prefeito Rafael Greca e do governador Ratinho Junior, ambos do PSD.
Com uma votação histórica no segundo turno pelo nanico Partido da Mulher Brasileira (PMB), perto dos 400 mil votos (42% dos votos válidos), Graeml agora é pré-candidata e uma das favoritas a ocupar uma das duas vagas do Paraná que serão abertas para a disputa ao Senado.
Também pré-candidato, só que a deputado estadual, Julio Küller tem se aproximado de Graeml e realizado agenda política em vários municípios dos Campos Gerais e Centro Sul. Com ideais de direita, ambos têm procurado consolidar o nome em meio a este eleitorado.
O projeto de Lei 001/2026 será lido assim que retornem as sessões ordinárias, em 18 de fevereiro, ou em caso de haver a convocação de uma sessão extraordinária. Depois disso segue para a análise das comissões internas da Casa para pareceres, antes de entrar em votação pelo plenário da Câmara.
Foto: Divulgação