Fechar
Sábado, 10 de janeiro de 2026
Sábado, 10 de janeiro de 2026
Cidades 09/01/2026

Municípios dos Campos Gerais são destaque em índice de transparência

Análise do Tribunal de Contas do Paraná reconhece boas práticas de gestão pública e acesso à informação

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Municípios dos Campos Gerais são destaque em índice de transparência

Os municípios dos Campos Gerais voltaram a se destacar no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP-TCE/PR), referente ao ano de 2025. A avaliação, instituída pelo Tribunal de Contas do Paraná, reconhece as administrações que mantêm portais eletrônicos eficientes, acessíveis e alinhados às boas práticas de governança pública.

Na região, quatro municípios conquistaram o Selo Ouro — Arapoti, Jaguariaíva, Palmeira e Porto Amazonas — enquanto outros cinco foram reconhecidos com o Selo Prata: Curiúva, Imbaú, Ivaí, Telêmaco Borba e Ventania. Além dos premiados, outros municípios também obtiveram índice de transparência elevado no ranking estadual. As certificações são concedidas pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Compromisso e gestão

O prefeito de Arapoti, Irani Barros, comemorou o reconhecimento e destacou o trabalho da equipe municipal. “Recebemos essa notícia com muita satisfação. Essa premiação sinaliza responsabilidade e boa governança. Parabenizo toda a nossa equipe que cuida do portal da transparência. Esse trabalho gera credibilidade junto aos cidadãos, empresários e a todos para quem dedicamos nosso trabalho diário, buscando um município cada vez mais justo e digno.”

Em Jaguariaíva, o prefeito Juca Sloboda ressaltou que o selo é reflexo de uma gestão comprometida com o cidadão. “O Selo Ouro é resultado da transparência com a população, da prestação de contas e das políticas públicas bem conduzidas. Ele coroa um processo de gestão baseado no respeito ao cidadão e ao dinheiro público.”

Já o prefeito de Porto Amazonas, Elias Gomes da Costa, destacou que o reconhecimento é fruto de um esforço coletivo. “Trabalhamos muito para alcançar esse resultado. O Selo Ouro demonstra responsabilidade com o dinheiro público, seriedade e credibilidade. Além disso, contribui para o desenvolvimento humano e social e auxilia no planejamento das ações da Prefeitura para os próximos anos”, apontou.

Resultados

A prefeita de Imbaú e presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Dayane Sovinski, ressaltou a importância do selo para o fortalecimento da confiança pública. “O Selo Prata é um reconhecimento importante do trabalho que estamos desenvolvendo em Imbaú. Transparência é respeito ao cidadão e aos recursos públicos. Seguiremos aprimorando nossos processos e ampliando o acesso à informação, sempre com responsabilidade e compromisso com a população”, concluiu.

Em Curiúva, o prefeito Christiano Borges celebrou a conquista do Selo Prata. “Ficamos muito contentes com esse destaque no ranking de transparência. É a confirmação de que o trabalho que estamos realizando tem gerado bons resultados para o município. Agradeço a todos que contribuíram para essa conquista.”

A prefeita de Telêmaco Borba, Rita Araújo, afirmou que o reconhecimento é um incentivo para avançar ainda mais. “Ficamos muito felizes com o reconhecimento do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, que nos concedeu o Selo Prata em transparência, e vamos trabalhar para evoluir. Queremos ir para outro patamar. Isso é resultado de um ano de muito trabalho. Tivemos, por exemplo, a implantação da biometria na Secretaria de Saúde para todos os procedimentos”, avaliou.

Em Ventania, o prefeito Zélio Bittencourt destacou o compromisso da gestão com a população. “Ficamos muito satisfeitos com esse reconhecimento. Trabalhamos para oferecer sempre o melhor para o nosso município. Nosso objetivo é avançar ainda mais, buscando níveis mais altos de transparência, com uma administração séria e respeitosa com o povo ventaniense.”

Sobre o índice

O Índice de Transparência da Administração Pública (ITP-TCE/PR) foi desenvolvido em 2018 e avalia o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos paranaenses. Além do cumprimento legal, o índice considera a experiência do cidadão comum, priorizando informações que impactam diretamente o cotidiano da população, como filas de espera, serviços públicos, conselhos municipais e dados orçamentários. (Com assessoria. Foto: Divulgação)