Dados do último Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), relativos a novembro e divulgados no final de dezembro, apontam que Ponta Grossa teve o melhor saldo de empregos (admissões menos demissões) entre as seis maiores cidades do estado. O saldo foi de 712 novas vagas com carteira assinada, seguido de São José dos Pinhais (549), Curitiba (522), Londrina (89), Cascavel (-61) e Maringá (Maringá -296).
Além disso, a cidade também quebrou novo recorde, atingindo a marca de 111.269 vínculos empregatícios formais. Trata-se do maior número da série histórica do município. O saldo supera o recorde anterior de outubro, que era de 110.539 trabalhadores registrados.
A prefeita Elizabeth Schmidt atribuiu o resultado a um trabalho conjunto. "Este novo patamar reflete a solidez da nossa economia e é fruto de um esforço coletivo, que envolve a confiança dos investidores, a capacitação do nosso trabalhador e políticas públicas direcionadas. São números que consolidam um caminho de crescimento constante", afirmou.
A análise setorial do saldo de novembro mostra contribuições positivas em todos os segmentos no município: Comércio (+292), Serviços (+153), Indústria (+114), Agropecuária (+111) e Construção Civil (+42).
Agência do Trabalhador tem atuação estratégica
A Agência do Trabalhador registrou uma atuação operacional significativa ao longo de 2025, com 70.264 atendimentos realizados e a coleta de 7.052 vagas junto ao setor produtivo. Foram feitos 43.579 encaminhamentos de candidatos, resultando em 3.271 contratações, com elevação de 25% na taxa de sucesso dos encaminhamentos.
Outros indicadores de eficiência do serviço apresentaram crescimento, entre eles, aumento de 22,5% no cadastro de empresas ofertantes (de 1.000 para 1.224). Em pesquisas de satisfação, o atendimento ao cidadão obteve índice geral de 91,4%, com destaque para a cordialidade (96,8% de avaliações positivas). Entre os empregadores, o serviço de Captação de Vagas recebeu nota máxima (5), superando os 90% de aprovação.
Para a secretária municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Faynara Merege, a agência é um instrumento fundamental para o cidadão, para os empregadores e a economia. "Os números operacionais demonstram a efetividade do serviço como intermediador qualificado entre a demanda das empresas e a oferta de mão de obra. Essa articulação direta contribui para os resultados positivos no mercado de trabalho formal, garantindo a qualidade na prestação do serviço e na articulação das políticas públicas voltadas para o emprego em Ponta Grossa", analisou.
Desempenho por setor em Ponta Grossa
Dados de novembro/2025: Saldo entre admissões e demissões:
Agropecuária: Saldo: +111
Indústria: Saldo: +114
Construção Civil: Saldo: +42
Comércio: Saldo: +292
Serviços: Saldo: +153
Total: +712 empregos. (Com assessoria. Foto: Divulgação)