Fechar
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
Cidades 16/12/2025

Vice-prefeito de Ortigueira, Gilson Vinutti, assume gestão do conselho regional do ‘Paraná Produtivo’

Nova gestão do Conselho Gestor da Região 8 do Programa Paraná Produtivo assumiu oficialmente neste mês, com o compromisso de fortalecer a governança regional e avançar na criação da Agência de Desenvolvimento

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Vice-prefeito de Ortigueira, Gilson Vinutti, assume gestão do conselho regional do ‘Paraná Produtivo’

A nova gestão do Conselho Gestor da Região 8 do Programa Paraná Produtivo assumiu oficialmente neste mês, com o compromisso de fortalecer a governança regional e avançar na criação da Agência de Desenvolvimento dos Campos Gerais. O vice-prefeito de Ortigueira, Gilson Vinutti, foi eleito presidente do colegiado, sucedendo o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro.

A composição do novo conselho gestor regional ficou definida da seguinte forma: Gilson Vinutti (presidente), Ericléia da Silva (vice-presidente), Katiane Pires de Lima (coordenadora executiva) e João Maria Fermino dos Santos(representante da equipe técnica regional).

Nova gestão

Ao assumir a presidência, Gilson Vinutti destacou a importância da continuidade dos trabalhos e do alinhamento institucional entre municípios, entidades e agentes de desenvolvimento regional.

“O prefeito Henrique é um grande parceiro e amigo de longa data. Com a necessidade de uma nova eleição, ele entendeu que era o momento de deixar o grupo, e fui eleito para a presidência do conselho da Região 8. Agora, estamos alinhando algumas ações importantes com os agentes de desenvolvimento regional, com os municípios e com as entidades que fazem parte do conselho”, afirmou.

Ao se despedir da presidência, o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, ressaltou a confiança na nova liderança e a relevância dos trabalhos já realizados pelo conselho.

“Após algum tempo à frente das atividades do Paraná Produtivo, resolvi passar essa missão ao Gilson, por quem tenho grande admiração e a certeza de que fará um excelente trabalho. Enquanto estive na presidência, conduzimos, junto aos demais colegas, temas de suma importância para o desenvolvimento dos municípios e conseguimos incluir projetos estratégicos no planejamento do Estado. Esses trabalhos foram, são e continuarão sendo fundamentais para orientar novos investimentos”, destacou.

Agência de Desenvolvimento

Segundo Vinutti, a principal meta da nova gestão é avançar na criação da Agência de Desenvolvimento Regional dos Campos Gerais, estrutura considerada estratégica para a execução dos projetos.

“Já dialogamos em Ponta Grossa com a ACIPG, que tem grande know-how e expertise para nos auxiliar. Vamos discutir o novo estatuto e as pautas prioritárias para que possamos criar essa agência o mais rápido possível. A agência é fundamental, inclusive por ser uma entidade de utilidade pública, permitindo o acesso e a gestão de recursos do Governo do Estado voltados ao desenvolvimento regional”, completou.

A vice-presidente do conselho, Ericléia da Silva, também reforçou as expectativas positivas com a nova gestão e com a criação da agência regional.

“Nós já trabalhamos há bastante tempo em ações voltadas ao desenvolvimento da região, mas agora a expectativa é muito grande com o fortalecimento dessa governança. A criação da agência vem para reforçar e dar suporte a todos os trabalhos, possibilitando investimentos em projetos que realmente tragam desenvolvimento para os Campos Gerais. A mobilização da região é grande, e tudo isso deve acontecer muito em breve”, afirmou.

Sobre o Paraná Produtivo

O Programa Paraná Produtivo é uma iniciativa do Governo do Estado que tem como objetivo promover o desenvolvimento regional de forma integrada, a partir do protagonismo dos municípios e da articulação entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil.

O programa fornece metodologias, ferramentas e informações para a definição de prioridades regionais, orientando investimentos e políticas públicas estaduais. A partir da atuação dos conselhos gestores regionais, são identificadas ações estratégicas que contribuem para o planejamento de médio e longo prazo do Estado, fortalecendo a economia e reduzindo desigualdades entre as regiões. (Com assessoria)