A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) sancionou, na última segunda-feira (08), a Lei nº 15.701/2025, de autoria do vereador Divo (União Brasil), que estabelece diretrizes para o fortalecimento da indústria de cerveja artesanal local, fomenta a geração de emprego e renda e inclui os produtos locais em eventos oficiais do município. As cervejas artesanais locais são produzidas em cervejarias instaladas e regularmente constituídas em Ponta Grossa.
Os eventos oficiais correspondem às festas, exposições e celebrações organizadas direta ou indiretamente com recursos públicos. Nestes eventos, realizados ou apoiados pelo município de Ponta Grossa, se torna obrigatória a destinação de ao menos 50% do portfólio de cervejas oferecidas para as cervejarias artesanais locais.
Com a aplicação da Lei, devem ser fomentados os programas de capacitação técnica e sanitária para produtores locais e linhas de apoio para participação em eventos. Além de estimular a formalização e regularização das cervejarias nos órgãos sanitários e fiscais.
O vereador Divo (União Brasil) explica que a medida busca fortalecer a economia local de Ponta Grossa através da valorização da produção artesanal de cervejas. “É um setor que está em pleno crescimento e com elevado potencial para a geração de emprego, renda e atratividade turística. Quando a gente obriga a presença de produtos locais em eventos públicos, fomenta o mercado interno e aumenta a visibilidade aos produtores”, justifica. (Com assessoria)