A Prefeitura de Ponta Grossa segue com equipes mobilizadas no atendimento às famílias atingidas pela chuva de granizo da última segunda-feira (24).
Além da entrega emergencial de cerca de 48 mil m² de lonas ainda no dia da tempestade por equipes do Município e do Corpo de Bombeiros, também já foram repassados mais de 500 colchões, mil peças de roupas, cestas básicas, kits higiene e outros materiais para famílias cadastradas junto ao Município.
Segundo levantamento atualizado, aproximadamente 6 mil pessoas foram atingidas, com 300 desalojadas e 13 desabrigadas. Os bairros mais impactados foram Jardim Carvalho, Uvaranas e Neves.
A ocorrência mobilizou diversas equipes da administração municipal, entre elas a Defesa Civil, FASPG, Guarda Civil Municipal, Superintendência de Trânsito e as secretarias da Família, Meio Ambiente, Serviços Públicos, entre outras.
O Município também contou com o apoio do Governo do Paraná, que disponibilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual, além de materiais como telhas e colchões.
“Diante do cenário apresentado e após levantamento dos estragos causados, decidimos por publicar o decreto de Situação de Emergência nesta quarta-feira, medida que também foi homologada por meio de decreto do Governo do Paraná.
Com isso, teremos ainda mais agilidade na articulação de equipes e na liberação de recursos para a reparação dos danos e auxílio da população atingida”, comenta a prefeita Elizabeth Schmidt.
De acordo com o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, o Município também já reforçou o número de equipes atuando na distribuição de telhas e outros materiais e segue acompanhando as condições climáticas para os próximos dias.
“Embora não haja previsão de chuva para os próximos dias, entendemos que o auxílio às famílias deve ser prestado o mais rápido possível. Para isso, com base no número de cadastros realizados junto à Defesa Civil, reforçamos nossa logística e ampliamos o número de agentes envolvidos na entrega de telhas. Somente nos últimos dois dias, mais de 5 mil telhas foram entregues e esperamos chegar próximo das 8 mil nesta quinta-feira”, aponta o secretário.
Segundo a FASPG, as famílias atingidas que ainda não conseguiram se cadastrar podem procurar suporte e orientações no CRAS de referência da sua região ou entrar em contato pelo telefone (42) 3220-1065.
No caso de famílias que necessitem da doação de telhas, a orientação é para que seja feito o contato e cadastramento com a Defesa Civil através do telefone (42) 3220-1030.
Já para os interessados em fornecer doações, os trabalhos estão sendo centralizados na sede da FASPG (Travessa Pasteur, 50). Os materiais mais necessários neste momento são colchões, materiais de higiene e limpeza, cobertores e alimentos. (Com assessoria)