Em referência a notícias publicadas entre os dias 26 e 27 de novembro de 2025, citando a possível transferência de patrimônio da União ao Município, por meio da Concessionária Rumo Malha Sul, a Prefeitura de Ponta Grossa esclarece:
Não procede que a estrutura da antiga rede ferroviária esteja disponível ou muito próxima de estar disponível para Ponta Grossa. Também não procede que somente uma declaração de intenção por parte da concessionária seja suficiente para que esta cessão seja realizada para o Município.
Qualquer notícia ou fala pessoal neste sentido está equivocada. As áreas são pertencentes à União e estão concedidas à empresa, não podendo ser repassadas por ela.
A Prefeitura destaca, no entanto, que possui elevado interesse em receber e utilizar estas áreas para projetos estratégicos.
Por este motivo, além de tratativas junto ao Ministério dos Transportes e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, com apoio do deputado federal Aliel Machado.
O Município é parte em um amplo processo que está em andamento na Justiça Federal em Ponta Grossa, sob condução do juiz federal Antônio César Bochenek, do qual participam todas as entidades e empresas envolvidas nesta questão.
A antiga malha e estruturas ferroviárias que cortam a cidade devem ser utilizadas para benefício da população e para o desenvolvimento da cidade, de maneira integrada e definitiva.
O Município trabalha há mais de um ano, em conjunto com todos os órgãos envolvidos, para que essa cessão seja realizada em conformidade com todas as normas que regem a concessão e o patrimônio da União, que também é um patrimônio de todos os ponta-grossenses. (Com assessoria)