Castro será sede, entre os dias 10 e 14 de dezembro, do 35º Encontro Estadual de Seleções Campeiras e do 16º Encontro Estadual de Seleções Esportivas do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná, dois dos maiores eventos do estado. A programação reunirá aproximadamente 2.250 competidores de mais de 200 Centros de Tradicionalismo Gaúchos de 17 regiões do Paraná e suas famílias no Parque de Exposições Dario Macedo, em uma celebração completa da cultura, do esporte e da vivência campeira.
Programação Campeira
As atividades iniciam em 10 de dezembro, com o Duelo de Laço a partir das 13 horas. Entre 11 e 14 de dezembro, a programação conta com provas de rédeas, do Cepo, do Chasque, disputas de Laço, e Vaca Parada, entre outras. As competições começam diariamente a partir das primeiras horas da manhã, incluindo Alvorada Campeira e as fases finais acontecem no domingo (14).
Programação Esportiva
O Encontro Esportivo ocorre de 12 a 14 de dezembro, com dezenas de equipes e atletas do estado competindo em Bocha Campeira, Bocha 48, Tava, Tetarfe, Truco, Canastra, Solo e Bolão. A abertura oficial será no sábado (13), às 8h30, no Pavilhão Agroleite. A cerimônia de encerramento e premiação acontecem no domingo (14), às 9 horas.
Castro preparada para receber o Estado
Para o prefeito Reinaldo Cardoso, sediar um evento dessa grandiosidade reforça a identidade histórica do município com o tropeirismo e a cultura sulista. “Serão dias de confraternização, cultura e amizade, com a presença de milhares de tradicionalistas que mantêm viva a essência do povo sulista e suas raízes campeiras. É uma honra para Castro sediar o maior encontro tradicionalista do Paraná, fortalecendo os laços de respeito, união e amor pelas tradições que fazem parte da nossa história.”
Ele destaca ainda a receptividade da população castrense: “Nossa cidade nasceu do tropeirismo, carrega em sua identidade o valor da lida, da hospitalidade e da cultura que integra gerações. Por isso, estamos de porteiras abertas para receber cada visitante, cada família e cada competidor.”
Patrão do MTG/PR, José Haroldo Alves da Silva ressalta a importância do evento para o Paraná. “A porteira está se abrindo para o nosso maior evento campeiro, e nossa alma tradicionalista já nos aponta o caminho de Castro. Representa um Paraná unido, solidário, que hoje estamos conseguindo entregar para nossos sucessores”, conclui.
À frente da organização regional, o coordenador Ildevan Luiz Carneiro de Paula também pontua a grandeza do encontro. “Estamos esperando todas as regiões do Paraná de braços abertos, cheios de orgulho por sediar esse evento tão apaixonante. A nata do laço e da esportiva estará em nossa cidade de Castro. Queremos um encontro onde todos disputem com amizade e companheirismo, para que vencedores e vencidos se divirtam principalmente”. Ele reforça ainda o caráter intergeracional das atividades tradicionalistas: “O tradicionalismo é o único esporte que tem competição desde o neto até o avô”.
Parque de Exposições recebeu melhorias
Sede de importantes eventos tradicionalistas, com uma pista coberta e área apropriada para os acampamentos, o Parque de Exposições Dario Macedo recebeu melhorias para comportar os cerca de 10 mil visitantes esperados durante a programação de dezembro.
De acordo com Reinaldo Cardoso Filho, secretário municipal de Agricultura, um dos problemas do parque era a falta de água, que agora está sendo resolvido com a implantação de um novo poço artesiano na área. “Também estamos ajustando o espaço para que a área de acampamento comporte todas as comitivas que estão chegando”, indica.
Ricardo Cardoso Filho, secretário municipal de Governo, também destaca outras obras de reforma e revitalização dos espaços feitos pelo Departamento de Obras e Serviços Públicos. “Fizemos serviços de pintura desde a fachada até as estruturas prediais, asfaltamos uma via ao lado do pavilhão e estamos ampliando a estrutura de energia, com implantação de tomadas e pontos de abastecimento de água para o pessoal que vai acampar”, completa. (Com assessoria)