O Operário entrou em campo com time alternativo, com três jogadores da base no time principal Alex aproveitou a partida em que o Fantasma cumpriu tabela contra a Ferroviária para fazer testes visando a próxima temporada. O alvinegro finalizou a 38º rodada do Campeonato Brasileiro Série B, no Estádio Germano Krüger com seis jogadores da base de Vila Oficinas. A partida foi equilibrada do início ao fim, apenas nos acréscimos Léo Gaúcho marcou de pênalti para virar a partida e decretar o rebaixamento da Ferroviária.
Com a estreia de Bernardo na equipe principal, Alex testou pela primeira vez a formação com três zagueiros. O jovem Ryan Santos e o experiente André Dantas comporam a linha defensiva com o filho de Ricardinho. No segundo tempo, com o placar reverso, o Operário voltou para a tradicional linha de quatro defensores.
A “piazada do Fantasma” decidiu o confronto. Galdino puxou o ataque em velocidade e encontrou Dudu Mosconi para empatar o confronto. Além dos envolvidos no gol, outros quatro atletas revelados pelo Operário entraram em campo: Bernardo, Ryan Santos, João Gabriel e Gabriel Cardoso.
Com o resultado, o Operário finaliza a Série B na 12ª posição com 48 pontos, já a Ferroviária confirmou o rebaixamento com 40 pontos.
Primeiro tempo
O Fantasma chegou com perigo logo aos cinco minutos. Gabriel Feliciano cobrou falta pelo lado esquerdo, próximo a marca de escanteio. André Dantas escorou a bola para o meio da área e Thiaguinho carimbou o travessão.
Precisando do resultado, a Ferroviária se lançou para o ataque. Com a pressão alta, os paulistas provocaram o erro na saída de jogo do Fantasma. Alencar roubou a bola e deixou para Netinho que finalizou da intermediária para acertar o ângulo de Vagner, aos nove minutos.
Aos 12 minutos, o Operário teve grande chance. Em contra-ataque, Kauã Gomes deixou Léo Gaúcho na cara do goleiro, mas Dênis Júnior saiu da meta afastando qualquer perigo para o Locomotiva. Um minuto depois, o alvinegro sofreu uma falta na intermediária. Léo Gaúcho pediu para bater a falta e finalizou por baixo da barreira e com desvio a batida exigiu grande defesa de Dênis Júnior.
Pedro Vilhena enfiou grande bola nas costas da defesa paulista para Léo Gaúcho. O centroavante dominou driblando o goleiro e balançou as redes para empatar o confronto aos 21 minutos. A arbitragem anulou o gol dentro de campo, assinalando o impedimento.
Aos 33 minutos, Fabrício Daniel lançou para Carlão que dividiu com Bernardo dentro da área e o pênalti foi marcado. Em revisão rápida no VAR, a arbitragem anulou a penalidade, alegando o toque somente na bola do estreante alvinegro.
Segundo tempo
Logo aos quatro minutos, a Ferroviária arriscou em cobrança de falta de Netinho da intermediária direita.
O Fantasma teve uma oportunidade com Kauã Gomes que finalizou de fora da área aos 17 minutos, mas acabou isolando. A base decidiu para os paranaenses, Galdino puxou contra ataque em velocidade aos 32 minutos pela direita e cruzou para Dudu Mosconi. O jovem tentou a finalização de primeira, mas acabou pegando mal na bola e na segunda tentativa acertou a batida no canto para igualar o marcador.
Precisando de mais um gol para confirmar a permanência na segunda divisão, a Ferroviária recorreu aos cruzamentos para a área nos minutos finais. Aos 45 minutos, Kevin cruza para Carlão que desviou de cabeça e errou o destino, mantendo o placar empatado. Um minuto depois, em contra-ataque, Kauã Gomes teve a chance de virar a partida, mas foi travado pela defesa.
No último lance, a arbitragem marcou pênalti em Dudu Mosconi que foi revisado o impedimento e mantido pelo VAR. Léo Gaúcho foi para a bola e virou a partida, marcando o rebaixamento da Ferroviária.
Ficha técnica
Operário: Vagner; João Gabriel (Gabriel Souza), Ryan Santos, Bernardo, André Dantas e Gabriel Feliciano (Jefferson); Thiaguinho (Matheus Galdino), Léo Silva (Dudu Mosconi) e Pedro Vilhena (Gabriel Cardoso); Kauã Gomes e Léo Gaúcho. Treinador: Alex de Souza
Ferroviária: Dênis Júnior; Lucas Rodrigues (Kevin), Erik Nascimento, Gustavo Medina e Zé Mário; Ricardinho (Albano), Alencar, Netinho (Ronaldo) e Fabrício Daniel (Thiago Lopes); Barreto (Fábio Soares) e Carlão. Treinador: Júnior Rocha. Foto: André Jonsson/OFEC