O Paraná se mobiliza para sediar uma das maiores temporadas de Natal de sua história, com uma vasta agenda de festas, decorações e atividades planejadas para atrair famílias e turistas a diversos municípios do Estado, incluindo Ponta Grossa.
O calendário festivo abrange desde atrações gratuitas e corais a shows inéditos no Brasil, passeios de trem e eventos em locais icônicos, como um espetáculo em uma das Sete maravilhas naturais do mundo.
Turismo e Economia
O Secretário Estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, destacou que as celebrações são uma oportunidade para mostrar a capacidade do Estado em receber e entreter viajantes.
Setor hoteleiro
Curitiba projeta superar 90% de ocupação nos hotéis entre os dias 15 e 27 de dezembro, segundo o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA).
Ainda segundo o SEHA, o fluxo se distribui pelo Estado, com Foz do Iguaçu, o Litoral e os municípios do Interior (incluindo os Campos Gerais) no radar dos viajantes.
Para a Capital, que sedia o maior Natal gratuito do Paraná e do Brasil, a Prefeitura projeta uma injeção de R$ 440 milhões na economia, gerando cerca de 700 empregos para artistas.
Destaque para Ponta Grossa e outras regiões
As programações estão espalhadas por todo o território, garantindo que turistas tenham diversas opções de lazer. Além de Curitiba, que terá 44 dias de eventos e mais de 150 espetáculos (com abertura em 24 de novembro), cidades como Ponta Grossa (Campos Gerais), Londrina, Maringá, Guarapuava, Foz do Iguaçu e Cascavel são polos de atração.
Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, ressalta que a época de recesso faz com que os viajantes tendam a ficar mais tempo nas cidades, beneficiando diversos segmentos do turismo. (As informações são da Agência Estadual de Notícias)