Nesta segunda-feira (10), na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), o Dr. Carlos Eduardo Marques, especialista em Cancerologia Cirúrgica do Complexo ISPON (Instituto Sul Paranaense de Oncologia) de Ponta Grossa, utilizou a Tribuna Livre durante a sessão ordinária para apresentar um pouco do trabalho realizado pela instituição na prevenção e tratamento do câncer.
Durante a sessão, o ISPON foi homenageado com uma Moção de Aplauso pelo mandato do vereador Geraldo Stocco (PV).
Em sua fala, Carlos Eduardo Marques afirmou que a instituição é referência no tratamento de câncer.
"O ISPON é referência no cuidado oncológico na região dos Campos Gerais, com atendimentos específicos para prevenção, diagnósticos, tratamentos e reabilitação. Atualmente, a instituição dispõe de 43 colaboradores, sendo 24 médicos especializados na área oncológica, além de profissionais fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Realizamos uma média de 23 mil atendimentos mensais, sendo a maior parte deles integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS)", disse o médico.
Marques ainda destacou a atuação do ISPON na prevenção do câncer de próstata.
"Nós realizamos congressos, participamos de palestras, sempre voltadas à prevenção do câncer. O homem é diferente da mulher. As mulheres se previnem muito mais, fazem exames preventivos. O exame preventivo do câncer de próstata é muito simples, que é o toque retal, mas os homens fogem desse tipo de exame. E ele é necessário, pois esse tipo de câncer costuma demorar mais para apresentar sintomas, então quando se recebe o diagnóstico as formas de tratamento são mais restritas. A prevenção é essencial para um diagnóstico precoce, possibilitando maiores chances e formas de tratamento", explicou.
Com 28 anos de atuação, o Complexo ISPON ainda possui projetos sociais em parceria com outras instituições como a Casa de Apoio Solar e a APAE. Em outubro, o ISPON realizou a 16ª Corrida e Caminhada em Ponta Grossa, e contou com a participação de corredores de 48 municípios. Os alimentos arrecadados durante as inscrições foram revertidos para outras instituições. (Com assessoria)