O 5º Circuito Gastronômico dos Campos Gerais começou no dia 1º de novembro e segue até 15 de dezembro, reunindo 23 empreendimentos de diferentes municípios da região.
Realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (ADETUR), o evento promove e valoriza a gastronomia local por meio de pratos e experiências que destacam os sabores, saberes e produtos dos Campos Gerais com ênfase especial nas bebidas regionais nesta edição.
Com apoio da Lei de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico em Ponta Grossa (Nº 12.066/14) e patrocínio da Águia Florestal e Sicredi.
O Circuito é realizado em parceria com o Visite Ponta Grossa Convention & Visitors Bureau, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/PR), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Sistema Fecomércio Paraná) e as prefeituras municipais da região.
O projeto convida os participantes a mostrarem o melhor da culinária regional, com pratos e experiências distribuídos em sete categorias: doces, café rural, refeições, petiscos e lanches, bebidas, experiências gastronômicas, eventos e gastronomia regional.
Nesta edição, o grande destaque fica por conta das bebidas dos Campos Gerais, uma celebração à produção artesanal e às marcas que traduzem a essência e o sabor da identidade local.
Segundo a coordenadora do evento, Renata Biersteker, conselheira da AdeTur, o sucesso do Circuito depende do envolvimento coletivo e da colaboração entre os parceiros.
“É importante porque ninguém consegue fazer um evento desse tamanho sozinho. Essas parcerias, as pessoas envolvidas, empenhadas, trazendo ideias, colocando-as em prática, divulgando e trabalhando pelo sucesso do evento, são fundamentais. A participação de todos é o que garante uma boa adesão dos empresários e o fortalecimento da iniciativa”, afirma.
Renata destaca ainda que o evento mantém sua essência desde as primeiras edições.
“O que se mantém é a essência do Circuito: valorizar o sabor regional, o protagonismo dos produtores e empreendedores, e a proposta de unir gastronomia, cultura, inovação e turismo em uma mesma experiência”, complementa.
Entre as opções desta edição, o público vai encontrar produtos que revelam toda a diversidade e criatividade da gastronomia regional.
De Castro, a Ade Bier Cervejaria apresenta a “Cremooosa”, uma milk stout com lactose que harmoniza notas de café, chocolate e torrefação, destacando o cuidado artesanal da produção local.
Em Ponta Grossa, o Aventrilha, instalado na Cachoeira da Mariquinha, encanta com o creme de feijão na moranga com farofa de soja, enquanto o Estação PG Gastrobar traz a bebida “Caipira 3 Limões”, uma releitura regional da tradicional caipirinha, feita com cachaça artesanal, três limões e chá-mate cultivado nos Campos Gerais.
Esses são apenas alguns exemplos entre a ampla variedade de pratos e experiências gastronômicas disponíveis nesta edição. Cada participante pode inscrever até cinco preparos, ampliando ainda mais o sabor e a representatividade do evento.
Todas as opções cadastradas podem ser consultadas no site oficial do evento: Edição 2025 | CircuitoGastronômico (Com assessoria)