Nesta quinta-feira (30), o programa Câmara Jovem, da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), realizou mais uma sessão ordinária da edição de 2025.
Durante a sessão foram votados 15 projetos de autoria dos vereadores jovens. O programa tem como objetivo aproximar jovens estudantes do Poder Legislativo e oportunizar o contato com o dia a dia da instituição.
Dentre os projetos aprovados aparecem temáticas como:
Concurso Anual de Contos, Poesias e Crônicas; criação de creche pública para idosos; destinação de recursos para escolas de educação infantil localizadas em zonas rurais; selo 'Empresa Cidadã Ponta-grossense'; e o Programa de Orientação Vocacional e Profissional na rede pública de ensino.
Os projetos debatidos durante o programa podem ser apresentados nas sessões regulares da CMPG e, se aprovados, são encaminhados para sanção do Poder Executivo.
O vereador jovem Pedro Prestes, representante do Colégio Sagrada Família, propôs o Projeto de Lei nº 41/2025, que institui o programa Terminal Seguro e visa proteger as mulheres de casos de assédio nos terminais de ônibus de Ponta Grossa.
Durante a sessão, o vereador explicou que o projeto regulamenta a presença permanente de viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) e a execução de campanhas de prevenção ao assédio, como cartazes e folhetos informativos.
“O PL também é uma forma de proteger as redondezas dos terminais que tem um fluxo muito grande de pessoas. Também é importante dizer que nas viaturas, eu propus colocar sempre uma guarda mulher para melhorar o atendimento.”, disse o vereador jovem.
Tribuna Livre
O vereador Ricardo Zampieri (PL) fez uso da Tribuna Livre e saudou os jovens vereadores, além de explicar parte do cotidiano do Legislativo.
“Apesar de existir discordâncias ideológicas entre os vereadores, nós estamos sempre unidos em prol do bem da população. Aproveitem esse espaço para debaterem assuntos importantes e tenham coragem para defender o que vocês acreditam.”, afirmou aos jovens.
A próxima sessão ordinária do programa está marcada para o dia 27 de novembro, às 14h30, no Plenário da Câmara Municipal. (Com assessoria)