A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, realizou nesta quarta-feira (29) a formatura do Curso de Formação de Guardas Civis Municipais – turma 06/2025.
A cerimônia foi realizada na Arena Multiuso e contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, do secretário de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, de representantes do Executivo e do Legislativo, das forças de segurança que atuam em Ponta Grossa e em outras cidades do Estado, além de representantes da comunidade e de familiares dos formandos.
“É uma grande alegria poder estar aqui com esses novos guardas civis municipais que irão reforçar a segurança da nossa cidade. Tenho muito orgulho de ser a prefeita que dobrou o efetivo da Guarda Civil Municipal nos últimos anos e aproveito o momento para dizer que seguiremos trabalhando e investindo em integração, estrutura, inteligência, tecnologia e capacitação, para que Ponta Grossa seja, a cada dia, referência em segurança pública e no cuidado com a população — não só no Paraná, mas em todo o Brasil”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt.
Para o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, a ampliação do efetivo da Guarda Civil Municipal permitirá uma atuação ainda mais eficiente e diversificada da instituição.
“A chegada desses 100 novos guardas municipais para Ponta Grossa permitirá não só reforçarmos as ações que já vêm sendo desenvolvidas, mas também ampliar o serviço prestado, com mais agentes nas ruas e, em breve, com a implantação da nossa Patrulha Ambiental, que vai estender o trabalho de patrulhamento diário e constante às áreas rurais de Ponta Grossa, fortalecendo a segurança da cidade como um todo”, afirmou o secretário.
De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal de Ponta Grossa, inspetor Alessandro de Macedo, os novos agentes iniciam os trabalhos junto à população nos próximos dias.
“Com a conclusão do Curso de Formação, todos os guardas presentes aqui estão aptos a iniciar o trabalho nas ruas, fortalecendo a segurança em todas as regiões da cidade e ampliando o serviço prestado à população”, ressaltou.
Formação abrangente
Ao todo, 116 guardas municipais de Ponta Grossa e Castro participaram do curso, que contou com mais de 850 horas de aulas, envolvendo conteúdos como legislação, técnicas de defesa pessoal, condução de viaturas, abordagem policial, controle de distúrbios, primeiros socorros, armamento e tiro, uso de equipamentos menos letais, entre outros.
No caso dos alunos de Castro, o curso também incluiu instruções sobre legislação e fiscalização de trânsito, área em que irão atuar.
Segundo o coordenador do Centro de Formação de Guardas Civis Municipais e Agentes de Trânsito, inspetor Rodrigo, o curso foi planejado para garantir excelência técnica e alinhamento aos padrões nacionais de ensino.
“Este curso foi estruturado para equipar os novos guardas municipais com as habilidades técnicas e princípios necessários para uma atuação eficiente e abrangente, seguindo a grade curricular da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e a Matriz Curricular Nacional para a Formação de Guardas Municipais”, explicou.
“Estamos falando do curso de formação mais completo já realizado na história da GCM de Ponta Grossa — o mais longo, com a maior carga horária e o maior investimento da Prefeitura, garantindo uma formação de excelência”, completou o inspetor. (Com assessoria)