O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), anunciou nesta quarta-feira (22) a lista oficial dos 40 municípios que receberão ônibus adaptados para fortalecer as políticas públicas voltadas às pessoas com 60 anos ou mais. Entre os contemplados estão Palmeira e Irati
A medida foi oficializada por meio da Resolução nº 169/2025, publicada no Diário Oficial do Estado, e integra a estratégia Cuida Mais Paraná, que visa ampliar o acesso da população idosa a serviços públicos, ações de promoção social e atividades de integração.
Os veículos têm capacidade para 38 passageiros e são equipados com dispositivos de acessibilidade. Eles serão utilizados em ações ligadas ao Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, instituído pela Lei Estadual nº 22.189/2024, e ao projeto Viaja +60, voltado ao turismo social e acessível.
Além disso, poderão atender iniciativas culturais, esportivas e turísticas que promovam o convívio social entre idosos.
A secretária Leandre Dal Ponte destacou que o programa garante transporte seguro e adequado para que os idosos possam participar plenamente das atividades sociais e de cidadania.
“Com o Ônibus Cuida Mais Paraná, os municípios passam a ter condições reais de incluir a população idosa em ações que promovem bem-estar e integração”, afirmou.
Segundo a Semipi, os municípios contemplados atenderam integralmente aos critérios da Resolução nº 152/2025, com prioridade para aqueles que aderiram à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), além dos que apresentam maior percentual de população idosa, conforme o Censo IBGE 2022.
O Paraná foi recentemente reconhecido pela OMS como o primeiro Estado da América do Sul a integrar oficialmente a Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa, com validade de 2025 a 2028. (As informações são da Agência Estadual de Notícias)