A cerimônia de premiação da 13ª edição do Prêmio Gestor Público do Paraná (PGP-PR) aconteceu na noite desta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), em Curitiba.
O Projeto Satélite Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa, está entre os 35 vencedores. A comissão julgadora concluiu o processo de avaliação na última semana, reconhecendo iniciativas que promovem melhorias nos serviços públicos e impacto positivo para a população.
O Satélite Cultural, de Ponta Grossa, é o maior programa de descentralização e transformação cultural da história da cidade, oferecendo oficinas gratuitas de artes visuais, dança, música e teatro em diferentes bairros da cidade. Desenvolvido por articuladores culturais contratados via edital, o projeto leva atividades culturais diretamente às comunidades, promovendo a alfabetização cultural popular.
“Esse certificado é o resultado de um trabalho que acredita no poder transformador da cultura, que chega até os bairros, nas escolas, nos CRAS, nas igrejas e nas praças, levando arte, criatividade e oportunidades para perto das pessoas. Agradeço àqueles que têm conduzido esse projeto com tanta dedicação e sensibilidade. A cultura precisa estar onde o povo está e Ponta Grossa comprova que gestão e arte, juntas, transformam vidas”, declara a prefeita Elizabeth Schmidt, que esteve em Curitiba ao lado do secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal.
No Satélite Cultural, as oficinas são realizadas em espaços públicos e comunitários, com a própria comunidade definindo os temas, que podem incluir viola caipira, hip-hop, teatro, entre outros. O objetivo é claro: oferecer alfabetização cultural, descentralizando as atividades e garantindo que mais pessoas tenham acesso à cultura em Ponta Grossa.
Prêmio Gestor Público
As iniciativas de Ponta Grossa têm anualmente recebido reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná. Em 2024, por exemplo, a Prefeitura recebeu três prêmios: CIAC Superação (Centro Integrado de Atendimento à Criança da Educação Especial Inclusiva da Rede Pública Municipal de Ensino); Criança Spope (Sonha, Planeja, Organiza, Poupa e Empreende); e Mulher + Segura PG. A cidade também foi premiada nas edições 2021, 2022 e 2023.
O PGP-PR é uma premiação estadual que valoriza boas práticas da gestão municipal, com foco em projetos inovadores e criativos. Todos os municípios paranaenses podem concorrer, e a cada edição o prêmio adota um tema central. Em 2025, o destaque foi “Acessibilidade e Inclusão – O espaço público com dignidade para todos os cidadãos”, incentivando ações que garantam igualdade de acesso a direitos e serviços.
Idealizado e realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná (Sindafep), o prêmio conta ainda com o apoio de instituições como a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e o Ministério Público de Contas (MPC-PR). (Com assessoria)