Fechar
Segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Cidades 20/10/2025

Com indústria como motor, Paraná tem 26,1 mil vagas nas Agências do Trabalhador

Essas vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e estão disponíveis em praticamente todas as regionais do Estado

Ouça a notícia Ouça a notícia – Tempo de leitura aprox. --
Com indústria como motor, Paraná tem 26,1 mil vagas nas Agências do Trabalhador

O Paraná inicia a penúltima semana de outubro com 26.123 vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador e postos avançados da Rede Sine.

As principais funções com oportunidades abertas são para alimentador de linha de produção (6.999), abatedor (1.145), auxiliar nos serviços de alimentação (1.006) e operador de caixa (966).

Essas vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e estão disponíveis em praticamente todas as regionais do Estado. 

Entre os destaques locais, Cascavel lidera o ranking em volume de vagas com 6.542 vagas, seguida de Curitiba e Região Metropolitana (4.870), Campo Mourão (3.587), Londrina (2.384), Foz do Iguaçu (2.592) e Pato Branco (1.708).

As regionais de Maringá (1.354), Umuarama (1.059), Guarapuava (790) e Paranaguá (516) também registram alta no número de oportunidades. 

A Região Metropolitana soma 4.870 vagas, especialmente nos setores de indústria, comércio e serviços, impulsionados pelo crescimento das contratações sazonais de fim de ano. A Agência Central de Curitiba concentra 822 vagas, com destaque para faxineiro (78), auxiliar nos serviços de alimentação (72), atendente de lojas e mercados (57) e vendedor do comércio varejista (56).  

Estado libera R$ 202,7 milhões para os municípios da região de Guarapuava
Além das vagas operacionais e administrativas, a plataforma Master Job, em Curitiba e na Região Metropolitana, oferece 42 oportunidades para profissionais técnicos e de nível superior, além de sete vagas de estágio em áreas como engenharia, marketing, administração, direito e saúde.

As funções mais procuradas incluem técnico em enfermagem, analista de mídias sociais, eletricista, coordenador pedagógico e técnico em segurança do trabalho. 

Para o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, o volume de oportunidades reforça o momento de confiança do setor produtivo e a eficácia das políticas públicas de empregabilidade implementadas pelo Governo do Estado. 

“O Paraná tem mantido um ritmo sólido de crescimento na geração de empregos formais. O número de vagas abertas nas Agências do Trabalhador mostra a força da nossa economia e o resultado de um trabalho conjunto entre o Estado, as empresas e os municípios. Seguimos investindo em qualificação e intermediação para garantir que mais paranaenses tenham acesso a um emprego formal e de qualidade”, diz. 

As Agências do Trabalhador oferecem, além da intermediação de vagas, serviços gratuitos como emissão de carteira de trabalho digital, seguro-desemprego, orientações profissionais e encaminhamentos para cursos de qualificação. 

Confira as regionais e os maiores volumes de vagas:

Campo Mourão - alimentador de linha de produção - 1.350

Cascavel - alimentador de linha de produção - 2.158

Curitiba - alimentador de linha de produção - 505

Foz do Iguaçu - alimentador de linha de produção - 782

Jacarezinho - costureiro na confecção em série - 101

Guarapuava - alimentador de linha de produção - 137

Londrina - alimentador de linha de produção - 535

Maringá - alimentador de linha de produção - 445

Paranaguá - faxineiro - 61

al Pato Branco -  alimentador de linha de produção - 526

Ponta Grossa - alimentador de linha de produção - 22

Umuarama - alimentador de linha de produção - 510

Capacitação em Foz do Iguaçu

Para melhorar cada vez mais o atendimento das Agências do Trabalhador, o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), realiza nos dias 5 e 6 de novembro de 2025, no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu, o Capacita Sine Paraná, o maior encontro estadual voltado à formação, integração e valorização dos profissionais que atuam na rede pública de intermediação de mão de obra. 

O encontro reunirá gerentes das Agências do Trabalhador, agentes de intermediação de mão de obra, agentes de seguro-desemprego, chefes dos NRTs, prefeitos e secretários municipais de Trabalho, além de autoridades estaduais e federais.

O evento estadual foi precedido por eventos regionais de capacitação, realizados em todo o Estado, ao longo do ano. (As informações são da Agência Estadual de Notícias)