Uma viagem de Ponta Grossa até São Paulo. Esta é a quilometragem de estradas rurais já recuperadas pelo programa “Caminhos do Agro”, da Prefeitura de Ponta Grossa, somente em 2025.
A marca de 517 quilômetros que passaram por obras de revitalização, executadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi atingida no início de outubro e reforça o compromisso com a população que vive e produz em todos os distritos do município.
A prefeita Elizabeth Schmidt destaca que o programa representa muito mais do que obras em estradas.
“O 'Caminhos do Agro’ é o maior programa de recuperação de estradas rurais da história de Ponta Grossa, mas ele também é um símbolo do cuidado que temos com quem vive e trabalha no campo. Cada estrada recuperada significa mais segurança, dignidade e oportunidades para as famílias da zona rural. Nosso objetivo é garantir acesso, desenvolvimento e valorização de quem faz o agro acontecer em Ponta Grossa, pois cuidar do campo é cuidar da cidade também”, afirma a prefeita.
Nesta semana, as equipes do “Caminhos do Agro” estão com foco em obras nas estradas dos Serras e dos Florianos, em Itaiacoca, e também na localidade de Roxo Roiz. Nesses pontos, assim como em todas as regiões atendidas, os trabalhos da Prefeitura são executados com motoniveladora, retroescavadeira, rolo compactador e caminhões-caçamba.
As equipes realizam operações de escarificação do leito da estrada, drenagem para o escoamento das águas das chuvas, nivelamento, cascalhamento e compactação.
Em alguns trechos, como na estrada de acesso à região da Copiosa Redenção, também foi realizada a canalização para saídas de águas, com limpeza das cacimbas para coleta e contenção da água das chuvas. Junto com as estradas recuperadas, cinco novas pontes foram reconstruídas e instaladas em diferentes trechos dos distritos.
“Todas essas ações têm o objetivo de garantir a trafegabilidade dos trechos, seja para veículos leves ou pesados, responsáveis pelo transporte de pessoas, serviços essenciais da saúde, insumos e da produção agropecuária. Além dos avanços do programa em 2025, também destaco o contato direto com a comunidade para definir prioridades e buscar o melhor atendimento possível”, aponta o secretário Izaltino Cordeiro dos Santos.
Os mais de 500 quilômetros recuperados pelo “Caminhos do Agro” já superaram o total executado em 2024, representando um avanço ainda maior no trabalho desenvolvido em prol do setor produtivo e também da população que vive nas dezenas de comunidades localizadas em Itaiacoca, Guaragi, Uvaia e Periquitos. (Com assessoria)